UEL teve dois vencedores no Prêmio Nossa Gente de Londrina

Agência UEL

Um pesquisador e um projeto da UEL estão entre os seis vencedores do Prêmio Nossa Gente de Londrina, promoção do Jornal de Londrina que visa “reconhecer o trabalho de pessoas e entidades que contribuem para a construção de uma cidade melhor para todos os londrinenses”.

O pesquisador é o professor José Lopes, vencedor da categoria Pesquisa & Tecnologia. Lopes se aposentou no ano passado do Departamento de Biologia Animal e Vegetal da UEL. Ele se destacou por seu trabalho de mais de duas décadas de pesquisas na área de bioinseticidas, e sua indicação para o prêmio se deveu ao desenvolvimento do projeto “Plano de Vigilância e Controle do Aedes aegypti”, que se baseia numa armadilha de sequestro de ovos do mosquito disseminador do vírus da dengue.

O projeto premiado é o da Bebê Clínica, na categoria Saúde. A Bebê Clínica é uma ideia pioneira lançada em 1984 como fruto da pesquisa do professor Luiz Figueiredo Walter. Dedica-se à prevenção de problemas bucais, basicamente educando e contando com a colaboração das mães dos bebês. O projeto é referência mundial e atende mais de 1.000 pacientes por ano.

A cerimônia de revelação e premiação dos vencedores foi realizada na noite de quinta-feira (22), no Buffet Planalto. Eles receberam troféus. Os demais indicados receberam certificados. Havia cinco indicados em cada categoria, e os vencedores foram escolhidos por eleição popular através do site do Jornal de Londrina.

Em sua fala ao receber o prêmio, o professor José Lopes destacou sua alegria em perceber que, com seu trabalho, contribuiu para a comunidade externa verificar a importância e a utilidade do trabalho que se realiza no interior da academia.

A vice-diretora da Bebê Clínica, Marília Punhagui, disse que vê o prêmio como uma prova de credibilidade do trabalho daquele órgão, “e um incentivo para melhorarmos ainda mais o atendimento ao público e a qualidade das nossas pesquisas”.

Outros indicados da UEL ao Prêmio Nossa Gente foram: professora Lucinea Rezende, do Departamento de Educação, na categoria Educação; professor Ricardo Faria, do Departamento de Agronomia, na categoria Meio Ambiente; Banco de Leite do Hospital Universitário, na Saúde; professor Walter Germanovix, do Departamento de Engenharia Elétrica, e professor André Laforga, do Laboratório de Citogenética Vegetal, em Ciência e Tecnologia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil