Reforços: comunidade local ajuda rondonistas em trabalho para revitalização nos espaços de lazer

Luciana Mendonça

No último sábado (01/02), os rondonistas iniciaram a revitalização de um lago localizado na região central da cidade de Vila Nova dos Martírios. O projeto conta com a construção de uma quadra de vôlei de areia, um anfiteatro ao ar livre, além de um parquinho para as crianças e plantio de árvores.

Durante todo o dia, os rondonistas, juntamente com algumas pessoas da comunidade local e funcionários da Prefeitura, realizaram a limpeza dos arredores do lago recolhendo lixo de diversas naturezas.



Como meio de informar as pessoas da gravidade do descarte indevido do lixo, o Professor Cláudio, do Departamento de Artes Visuais da UEL, reuniu alguns rondonistas que, sob sua orientação, realizaram uma intervenção durante a limpeza do local. 

Foram expostos no chão, sobre uma lona preta, alguns dos materiais recolhidos, dentre eles latinhas de refrigerante, ossadas de animais, garrafas pet, fraldas descartáveis, restos de sapatos e chinelos, cacos de vidro, roupas, sacolas e embalagens plásticas. Ao final, os rondonistas cobriram esses materiais com um plástico transparente, criando simbolicamente uma “vitrine”.

Uma máquina da Prefeitura de Vila Nova foi deslocada até o lago para nivelar parte do espaço onde será construída a quadra de areia. 

Após a saída da máquina, os rondonistas voltaram a colocar a mão na massa. Saíram pelas casas mais próximas em busca de enxadas, emprestadas pelos moradores, para assentar parte da terra que foi revolvida pela máquina.

Enquanto alguns rondonistas limpava o local, outros desenvolveram atividades de música e danças de roda para entreter as crianças que por lá estavam. O projeto de revitalização do lago será concluído no próximo final de semana, quando se pretende realizar um encontro para encerramento da Operação Rondon junto à comunidade local e também para apresentar o “novo espaço de lazer da população”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil