“A Universidade em diálogo com a comunidade. Construindo uma instituição em contexto” é o tema do “VI Congreso Nacional de Extensión Universitaria”

O “VI Congreso Nacional de Extensión Universitaria”, “II Jornada de Extensión de la Asociación de Universidades del Grupo Montevideo” e “I Jornadas de Extensión de Latinoamérica y Caribe”, organizados pela Secretaria de Extensão Universitária da Universidade de Rosário (UNR) da Argentina, serão realizados entre os dias 16 e 19 de setembro.

Pensar, reflexionar e debater coletivamente sobre a função da Extensão que a Universidade tem como ferramenta de diálogo permanente com a sociedade em prol da transformação social é objetivo geral do evento. A fim de ampliar a discussão, o evento conta com cinco temáticas diferentes:

1. Universidade e Organizações Sociais: refletir e discutir sobre as articulações entre atores universitários e organizações sociais com forte trabalho local;
2. Inclusão, Cidadania e Diversidade: proporcionar espaços de intercambio vinculados a determinadas problemáticas contemporâneas relacionadas com o surgimento de novas entidades sociais e as novas formas de cidadania e como a tensão sempre presente entre o universal e o particular;
3. Processos de Curricularização da Função de Extensão: analisar experiências diferentes que estão em andamento em várias universidades na região, com a intenção de institucionalizar e classificar as práticas de extensão como experiências de aprendizagem;
4. Extensão, Vinculação Tecnológica e Desenvolvimento Territorial: nessa temática pretende-se discutir sobre as atividades de extensão que buscam promover e aprofundar os complexos processos de desenvolvimento integral das comunidades da região, a articulação da Universidade com o setor científico-tecnológico e os setores produtivos (agropecuário e industrial) e sua relação com a comunidade, orientada ao melhoramento das condições e qualidades da vida dos habitantes;
5. Integração Regional, Latino-americana e Caribenha de Extensão: indagar, analisar e avalizar as atividades já desenvolvidas e que podem ser desenvolvidas a fim de engajar a comunidade para uma causa social e coletiva.

O prazo para submissão de trabalhos está aberta até 5 de maio e deve seguir as regras do formulário que consta no site. Os participantes que apresentarão, poderão escolher uma ou as duas modalidades de apresentação: mesas de debate e apresentação, desde que cumpra os critérios estabelecidos pelo congresso.

A comissão organizadora é da Secretaria de Extensão Universitária da U.N.R. (S.E.U.) e do Conselho Assessor de Extensão Universitária da Universidade de Rosário. O Reitor Professor Darío P. Maiorana é o presidente do congresso. Para mais informações, acesse o site ou envie e-mail para extensionrosario2014@unr.edu.ar e/ou seucomunicacion@gmail.com. Acesse o facebook e twitter do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil