quarta-feira, 27 de abril de 2016

Workshop de Quimiometria une UEL e UFBA

Fonte: Agência UEL

No Campus Universitário, as atividades serão realizadas no prédio do PDE

Foi aberto ontem, terça-feira (26), VII Workshop de Quimiometria, uma parceria entre o Programa de Pós-graduação em Química da UEL e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A solenidade de abertura ocorreu no Hotel Sumatra, localizado no Centro de Londrina. As demais atividades, como minicursos, conferências e apresentação de trabalhos, prosseguem até sexta-feira, dia 29, no prédio do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) no Campus Universitário, das 8h30 às 18 horas.

O tema central do evento é o desenvolvimento e aplicação da quimiometria nas mais diversas vertentes, contemplando a área de alimentos, combustíveis, controle de qualidade, seleção de variáveis e outras. A pesquisa abrange o desenvolvimento e aplicação de diferentes métodos estatísticos ou matemáticos em dados de origem química, sendo uma das mais recentes áreas da química, que está em expansão no cenário científico mundial.

O workshop reúne professores e pesquisadores renovados de diversas universidades do país, como Universidade Federal de São Carlos (UFScar), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade de Campinas (UNICAMP), e conta com a participação internacional do professor Alejandro Olivieri do Instituto de Química Rosario (IQUIR-CONICET), da Argentina.

Mais informações no endereço http://www.viiwquimiometria.ufba.br/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário