Simpósio de Educação Musical debate Licenciatura em Música

Agência UEL 
Abertura foi realizada nesta segunda pela manhã, no Anfiteatro do CESA

Pesquisadores, compositores, professores e estudantes da área da música participam a partir desta segunda-feira (30) do 21º Simpósio Paranaense de Educação Musical (SPEM), promovido pela Universidade Estadual de Londrina, por meio do Departamento de Música e Teatro, em conjunto com o Festival Internacional de Música de Londrina. A programação vai até esta quarta-feira (1º) com palestras e debates sobre a formação musical e pedagógica nos Cursos de Licenciatura em Música. A conferência de abertura foi realizada nesta segunda pela manhã com a professora Solange Maranho Gomes (UNESPAR), sobre o tema Licenciatura em Música.

"Este ano o curso de Música da UEL comemora 25 anos de existência e diversos eventos vêm sendo promovidos pelo colegiado durante o ano e o SPEM também faz parte desta celebração", informa Helena Loureiro, da comissão organizadora. "É uma realização de caráter científico, dentro de um evento do porte e abrangência do FIML. Assim, ele alcança e pode contribuir para a formação de músicos e professores de música, por meio da discussão e disseminação de ideias e trabalhos relacionados à Educação Musical."

O SPEM será realizado no Anfiteatro do CESA (manhã) e nas salas do CECA (tarde). Durante o simpósio será debatida a Resolução CNE/CP 002/2015, que define as diretrizes para a formação de professores, a publicação da Base Nacional Comum Curricular, entre outras mudanças no cenário educacional brasileiro que estão interferindo diretamente nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura. Além disso, as condições socioeconômicas estão exigindo profissionais cada vez mais aptos para atuarem em um cenário amplo, contemplando atividades envolvendo música e educação.

"O tema escolhido para este ano é bastante atual, já que todas as licenciaturas do país estão sendo obrigadas a passar por uma reformulação curricular", conta Helena Loureiro. A ideia é destacar a importância da consistência da formação profissional, tanto na própria área de música, envolvendo estudos da linguagem musical, de performance, quanto em educação musical.

Outros temas em discussão estão relacionados à multiplicidade de práticas pedagógico-musicais realizadas em espaços diversos e as inúmeras intersecções entre ensinar, aprender, fazer e disseminar música na atualidade, que estão definindo novas possibilidades de atuação para o músico professor. A intenção é ressaltar a importância de uma formação musical consistente, que dê suporte a uma atuação pedagógica consciente e fundamentada, de acordo com as necessidades da educação musical no Brasil.

Serão três dias para o aprofundamento das reflexões e subsídios de práticas por meio da participação em mesas-redondas, grupos de trabalho e relatos de experiências. Os organizadores pretendem criar um espaço para trocas, diálogos e provocações de novas ideias, experiências e conhecimentos, que possam contribuir para a pesquisa, prática e educação musical, de maneira significativa, para profissionais, estudantes e interessados na área.

Programação traz apresentações artísticas para mostrar trabalho de alunos e professores

Além dos debates, os participantes do SPEM também poderão assistir a várias apresentações musicais, sempre no final da tarde. A programação mostrará trabalhos de egressos e professores do curso de Música da UEL com o Projeto Música Criança, Grupo Vocal Entre Nós, Estação Samba com Bethânia Paranzini e Duo Policarpo.

Com informações da Assessoria de Imprensa do FIML 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil