Professora retrata mulheres em exposição fotográfica composta por 30 fotos

Agência UEL 
Exposição fica aberta de segunda-feira a sexta-feira,
das 8h30 às 17h30, na Réplica da Catedral no Calçadão

A professora Lucinea Rezende, professora do Departamento de Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), abre no próximo dia 8 de novembro, às 19h30, a exposição fotográfica "Mulheres na Parada". A exposição será na réplica da primeira Catedral de Londrina, localizada no Calçadão do Campus, e estará aberta por um mês. A visitação é gratuita, aberta para visitação de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

A professora, associada ao Foto Clube de Londrina, expõe 30 fotografias inéditas de mulheres participantes da Parada Gay LGBTI de Londrina, realizada em setembro deste ano. Ela conta que as fotos evidenciam as lutas da mulher no século XXI, sendo compatível com o que ela exerce e faz, e de como ela é dona do próprio corpo, que continuamente sofre violências. As fotos reúnem registros de jovens, mães com seus filhos, entre outros.

Lucinea Rezende afirma que se, de um lado, vários espaços foram alcançados, outros, porém, parecem longe desse alcance. "A visão da mulher como subalterna na sociedade, que deve se restringir ao papel de dona de casa, sempre submissa, ainda é bastante forte. No contexto delimitado, mulheres vão à luta em busca de emprego e salário compatível com o trabalho desenvolvido e, paralelamente, reclamam o direito que têm sobre seu próprio corpo, rejeitando toda e qualquer violência", afirma. Ainda de acordo com a professora, as mulheres "vão à luta e, usando da multiplicidade de sentidos das palavras, podemos dizer que enfrentam 'as paradas', ou seja, os acontecimentos que as afligem", defende.

A mostra é iniciativa do CCH Cultural, que tem o objetivo de fortalecer as relações com a comunidade universitária e da cidade de Londrina, disponibilizando ao público atividades voltadas às manifestações culturais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil