Projeto de extensão realiza avaliação psicológica de alunos de Lerrovile

Agência UEL 

Estudante do curso de Psicologia faz avaliação de aluna do distrito de Lerrovile.
FOTO: Arquivo/COM

Participantes do projeto de extensão "Avaliação Psicológica em Vários Contextos e Acolhimento na Clínica Escola do curso de Psicologia da UEL", ligado ao Centro de Ciências Biológicas (CCB), realizaram nesta terça-feira (2) avaliação psicológica em 23 crianças e adolescentes do Colégio Estadual Maria Aparecida Rosignol Franciosi e da Escola Municipal do Campo Trabalho e Saber, do assentamento Eli Vive, localizado no distrito de Lerrovile.

Os alunos atendidos apresentam um histórico de baixo desempenho escolar e dificuldade na aprendizagem. Por isso, o objetivo da ação foi identificar os problemas apresentados pelos estudantes, conseguir laudos psicológicos e dar os encaminhamentos necessários para os pais. 

A professora Juliana Cassimira dos Santos, do Colégio Estadual Maria Aparecida Rosignol Franciosi , que acompanhou os jovens e os pais durante o dia da avaliação, comenta que essa demanda de atendimento já havia sido percebida, porém havia o problema com custos de transporte para vir até Londrina. Ela explica que para fazer uma avaliação psicológica são necessárias de 10 a 12 sessões individuais, e esse método era inviável para os pais dos estudantes, que precisariam arcar com todas as despesas das viagens. Por este motivo, as escolas buscaram o projeto de extensão da UEL para que o atendimento pudesse ser viabilizado.

Por meio de mutirão de estudantes e profissionais do curso de Psicologia, todos os 23 alunos foram avaliados em apenas um dia, tornando o custo do transporte acessível. Com a avaliação dos alunos executada, os participantes do projeto irão analisar os relatórios. Quando estiverem concluídos, a equipe irá para o assentamento Eli Vive, para evitar que os pais tenham que arcar novamente com os custos.

O projeto de extensão "Avaliação Psicológica em Vários Contextos e Acolhimento na Clínica Escola do Curso de Psicologia da UEL", iniciado em 2016, atende indivíduos que necessitam de laudo psicológico, mas que não podem pagar os custos de um. A coordenadora do projeto, professora Katya Luciane de Oliveira, do Departamento de Psicologia e Psicanálise, explica que a fila de espera é grande, mas como o caso dos estudantes do assentamento Eli Vive precisava de uma abordagem diferente, foi aberta uma exceção.

Além de casos escolares como este, diversas outras esferas da sociedade são atendidas pelo projeto por meio de procedimentos comuns de uma avaliação psicológica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil