UEL integra programação do Londrix

Agência UEL


O Festival Literário de Londrina (LONDRIX) começa na próxima segunda-feira (6), com atividades no Museu Histórico de Londrina/UEL e em diversos espaços da cidade. A edição comemorativo de 15 anos do Londrix conta com debates, palestras, oficinas, performances, saraus, exposição, feira de livros e atividades infantis. O evento é gratuito e será realizado até 11 de maio. A UEL integra a programação do Festival.

O Festival celebra o universo literário e a formação de leitores, conectando escritores, editores e o público na cadeia de produção e circulação do livro e serviços da cultura relacionados. A primeira atividade é a oficina de texto sobre jornalismo literário em Londrina, que será ministrada das 14 às 16 horas, pelo jornalista José Maschio, no Museu Histórico (Rua Benjamin Constant, 900). Na sequência, às 16 horas, a programação prevê debate, intitulado "Como viver de literatura em Londrina?", na Sala 126, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), com os escritores Felipe Melhado, Felipe Pauluk e Renato Forin Jr.

Ainda no dia de abertura do Londrix, às 19h30, a Vila Cultural Cemitério de Automóveis (Avenida Arthur Thomas, 342) recebe o Poesia in Concert, com Mário Bortolotto, Maurício Arruda Mendonça, Rodrigo Garcia Lopes e Silvio Demétrio. A programação completa está disponível no endereço Festival Literário.

O professor Frederico Fernandes, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, do CCH, curador do Londrix desde 2010, conta que toda a programação do evento é pensada com objetivo de aproximar o festival da área acadêmica da Universidade. Ele diz que na Universidade são feitos estudos teóricos sobre as obras de diversos autores e que, em um evento como este, há a possibilidade de acompanhar e conhecer alguns desses escritores.

"A participação da UEL é fundamental, porque vem com essa carga de reflexão e debate acadêmico sobre a área de letras, linguagem e literatura, e traz essa contribuição para o Festival", afirma Frederico Fernandes. Ele também destaca o papel da integração dos Programas de Pós-graduação em Letras e Estudos da Linguagem, do CCH, com a sociedade. Para o professor, as diversas atividades só aproximam a comunidade da Universidade, pois são realizadas em escolas e espaços públicos, por meio de saraus, exposições e shows.

Ele também lembra a utilização do Museu Histórico, que há cinco anos consecutivos é usado para as diversas atividades do Londrix. "É um local estratégico, localizado no centro da cidade e com grande circulação de público", observa.

Pré-Londrix - Neste sábado (4), às 20 horas, a Vila Cultural Cemitério de Automóveis (Avenida Arthur Thomas, 342), recebe o Pré-Londrina, que traz o "Sarau das Pretas: Yá Mukumby vive!", com participação de Tião Carvalho. A realização do Londrix é do grupo Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), com patrocínio da Prefeitura de Londrina e do Governo Federal. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil