Teatro Ouro Verde é palco da abertura oficial do FILO 2019, dia 15

Agência UEL


Depois do difícil cancelamento no ano passado, o Festival Internacional de Londrina (FILO) retoma a sua história e convida Londrina a festejar os 50 anos de vida passados e o primeiro ano do que ainda há de vir. Com o tema "FILO 50 +1", o Festival de Londrina volta a movimentar a cidade de 15 de agosto a 1º de setembro com muito teatro, debates sobre o fazer cultural e reflexões sobre o próprio futuro.

Apesar de trabalhar com poucos recursos, e num ano em que a Cultura vive momentos difíceis, o FILO traz um programação bastante atual, tanto na escolha de grupos e linguagens como no tratamento dos temas. Serão 18 dias intensos, com montagens como "A Invenção do Nordeste", que debate o preconceito contra os nordestinos, até espetáculos de vanguarda e com cenário digital como "20 Mil Léguas Submarinas", com que o grupo italiano Potlach celebra os 250 anos do livro de Júlio Verne (ver programação abaixo). Além dos teatros, o FILO levará espetáculos para ruas e espaços alternativos, com atrações para todas as idades. 

O FILO 50+1 abre espaço privilegiado também para a proficua produção teatral londrinense. E mais: pela primeira vez, haverá um Fórum de Curadores, com profissionais da área teatral convidados para pensar e propor ações para o FILO 2020 e discussões sobre a circulação regional de espetáculos. Nesta edição de 2019, a organização do Festival é feita por uma comissão que busca ampliar os olhares e democratizar o fazer cultural.

Abertura - A abertura do FILO 2019, no dia 15 de agosto, às 20h30, no Teatro Ouro Verde, fica a cargo da Cia. do Tijolo, de São Paulo, com o espetáculo "A Cabeça Gosta de Pensar, Mas os Pés Tecem a Existência", um verdadeiro show de texto e poesia com os atores e músicos invocando personalidades marcantes do mundo das artes e das ideias para celebrar a amizade e o encontro. Um pé na terra, nas nuvens; um olho na realidade e outro na utopia: a construção coletiva de um ambiente em que seja possível conjugar liberdade e amor com inquietação e inconformismo.

Confira a programação completa FILO 2019.

Ingressos - Os ingressos para o FILO 2019 são vendidos pela internet no site www.diskingressos.com.br e também nos pontos de venda: Óticas Diniz (em horário comercial) e Empório Amadeus (Mercadão da Prochet - Avenida Harry Prochet, 305 - Box 95 - Terça a sexta, das 12h às 22h, sábado, das 10 às 20h, domingo, das 10h às 14h). Este ano, os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada). 

Serviço

Festival Internacional de Londrina - FILO 2019. De 15 de agosto a 1º de setembro.

Patrocínio: Lei de Incentivo à Cultura, Copel, Governo do Estado do Paraná e Bratac. Apoio: Sicredi, Midiograf, Viação Garcia, Unimed, Sesi Cultura, Crillon Palace Hotel, Ciranda, La Comédie. Apoio institucional: Associação Médica de Londrina. Realização: Universidade Estadual de Londrina, Palipalan Arte e Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania

(Com informações e FOTO da Assessoria de Imprensa do FILO)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil