Alunos de Artes Cênicas farão leitura dramática de 10 textos teatrais

Agência UEL/Reinaldo C. Zanardi


De autoria de Sarah Kane, Blasted é um dos textos selecionados(Divulgação/Internet)

Alunos do curso de Artes Cênicas, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), integram o Núcleo de Produção da Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura, farão a leitura de 10 textos do teatro moderno e contemporâneo, pelo projeto "Leitura dramática em lives e o jogo cênico online: teatro em tempos de pandemia". A atividade tem orientação cênica do roteirista, dramaturgo e diretor teatral Lucas Martins Néia e coordenação da professora Laura Carla Franchi dos Santos, do Departamento de Música e Teatro (MUT), do CECA.
Conforme a professora, a transmissão será ao vivo e a plataforma online e o endereço para acesso estão sendo definidos. A atividade será sempre às quintas-feiras, às 16 horas. Serão 10 lives, que começarão na próxima semana (14) e vão até 16 de julho. "O objetivo é manter a relação com os alunos, conectados com a Universidade [no período de isolamento social] e, também, colaborar para a ampliação do repertório teatral dos estudantes e explorar as potencialidades estéticas que esse formato - a live - oferece ao jogo cênico".
A UEL está com as atividades acadêmicas e administrativas presenciais suspensas desde 16 de março, por causa da pandemia de COVID-19, causada pelo coronavírus, seguindo orientação de organismos nacionais e internacionais de saúde. Nesse período, os colegiados de curso podem oferecer atividades aos alunos Atividades Complementares Obrigatórias (ACO). A professora Laura Franchi dos Santos ressalta a participação de Lucas Martins Néia, formado pela UEL, em 2014. Confira o áudio.





Lucas Martins Néia é doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); é pesquisador do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN/ECA-USP) e do Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva (OBITEL). Em 2019, foi um dos dez finalistas do Concurso de Roteiros de Piloto de Série do VII Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (FRAPA).  Em 2018, ele assinou a dramaturgia do espetáculo Trans(in)lúcido, realizado pela Cia. Suspeita de Teatro e apresentado no Festival Satyrianas, em São Paulo.

Além disso, em 2017, a serviço da produtora angolana Envolve Lda, integrou a sala de roteiro da série de TV O Game. Em 2015, participou de Master Class promovida pelo autor Aguinaldo Silva, curso no qual foram criados a sinopse e o primeiro capítulo da telenovela O Sétimo Guardião. Em 2013, escreveu, dirigiu e produziu a peça radiofônica As Rubianadas, resultado de trabalho de conclusão do curso de Artes Cênicas da UEL. Entre 2012 e 2014, dirigiu quatro peças de teatro encenadas em Londrina.
Textos - As 10 obras que serão objeto da leitura dramática, nesta ordem, são: 1) Liberdade, Liberdade, Flávio Rangel e Millôr Fernandes; 2) Blasted, Sarah Kane; 3) Aquele que Diz Sim e Aquele que Diz Não, Bertolt Brecht; 4) Bonita, Dione Carlos; 5) Histórias de Lenços e Ventos, Ilo Krugli; 6) O Rato no Muro, Hilda Hilst; 7) Himmelweg, Juan Mayorga; 8) Contando os Vestidos Dela. Uma Peça, Gertrude Stein; 9) Sortilégio: Mistério Negro, Abdias do Nascimento; 10) ZYDrina, Nitis Jacon e Grupo Proteu.
Serviço
Leitura dramática em lives e o jogo cênico online: teatro em tempos de pandemia - de 14 de maio a 16 de julho, quintas-feiras, às 16 horas. Endereço online a ser definido e será divulgado posteriormente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil