Pró-reitoria de Extensão inicia atendimento a idosos durante pandemia

Agência UEL/Reinaldo C. Zanardi

Reunião online com apoiadores e representantes UEL, Seti e Prefeitura de Londrina

Em reunião realizada no final da tarde desta segunda-feira (18), a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) deu início ao atendimento a idosos londrinenses, durante a pandemia de COVID-19. A reunião foi coordenada pela pró-reitora, a professora Mara Solange Dellaroza. Participaram o superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Aldo Bona; o reitor da UEL, Sérgio de Carvalho; e o vice-reitor, Décio Sabbatini Barbosa.
Participaram também da reunião o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Londrina, Dácio Villar; a assistente social Ana Karina Anduchuca, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social; a médica Valéria Barbosa, representando a Secretaria Municipal de Saúde. No total, a reunião online teve a participação de 60 pessoas, incluindo os apoiadores e voluntários cadastrados no projeto.
A ação ocorre dentro do Projeto UEL pela Vida e contra o Novo Coronavírus, com objetivo de prestar atenção a idosos que vivem sozinhos ou em instituições de longa permanência, grupo vulnerável e que sofre com o impacto da pandemia, causada pelo coronavírus. Ao todo são cerca de 14 mil idosos cadastrados, que deverão receber algum tipo de atendimento. Em um primeiro momento, serão atendidos os idosos que moram sozinhos.
O superintendente da SETI, Aldo Bona, ressaltou a aproximação da Universidade com a comunidade e com a gestão pública na prestação de serviços à população. "A disposição de cuidar do outro é uma disposição muito nobre". O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, disse que o enfrentamento ao coronavírus é o maior desafio posto na atualidade. "A resposta da Universidade pública - em um país que rompeu com a comunidade científica - não poderia ter sido melhor no enfrentamento à COVID-19. Nos reencontramos com o humano e tivemos uma chuva de iniciativas para enfrentar essa crise".
Apoiadores - A PROEX cadastrou voluntários - professores e estudantes - que farão o atendimento aos idosos. Os apoiadores terão como missão entrar em contato com os idosos para realizar atividades simples, como buscar um medicamento em um posto de saúde, uma compra em um supermercado ou apenas escutar o idoso em uma ligação telefônica.
Conforme a pró-reitora da UEL, professora Mara Solange Dellaroza, estão cadastrados mais de 150 apoiadores para a realização da ação com os idosos. São voluntários de várias áreas, da educação física à psicologia; da fisioterapia à agronomia. Os interessados ainda podem fazer o cadastro na página da PROEX - AQUI.
Segundo ela, já foi realizado o contato com mais de 300 idosos. "Alguns idosos têm rede de apoio que o ajuda [parente, vizinhos], mas muitos não têm ninguém". Os apoiadores serão divididos em grupos, que vão atender os idosos cadastrados na Secretaria Municipal de Assistência Social, por causa da sua vulnerabilidade social e econômica. O trabalho será articulado com outras instituições e entidades que já fazem o atendimento a esse segmento.
A professora Marcia Rorato, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), disse que se inscreveu como voluntária porque quer colaborar com o segmento de idosos. "Tenho a proposta de oferecer canções, poemas dramatizados, se possível", afirmou a professora, que inclusive integra um grupo musical e se propôs a mobilizar amigos músicos para a empreitada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil