Encontro do CCB aborda Filosofia da Diferença de Deleuze e Guattari na Psicologia Social

 Agência UEL


Analisar a contribuição de conceitos da Filosofia da Diferença, propostos pelos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, à Psicologia Social é a temática dos Encontros Conceituais: Deleuze e Guattari. O evento, que contará com um encontro online por mês, ocorre entre 19 de fevereiro e 25 de junho, promovido pelo Departamento de Psicologia Social, do Centro de Ciências Biológicas (CCB). As inscrições estarão abertas até esta quinta-feira (18) – acesse AQUI.


Filósofo Francês Gilles Deleuze.

Os conceitos de devirdesejoafetosubjetividade cartografia, quando interseccionados com a Psicologia Social, proporcionam novas formas de abordagem no campo de estudos, de acordo com a coordenadora do evento, professora Sonia Regina Vargas Mansano. “No que se refere às abordagens filosóficas, conceituais, metodológicas e técnicas, a Psicologia apresenta uma riqueza de estudos que não nos permite dizer que há uma única Psicologia, mas Psicologias, no plural, com diferentes abordagens e referenciais”, afirma. 


Filósofo Félix Guattari.

Conceitos – Especificamente em relação à Psicologia Social, os conceitos dos filósofos contribuem para “problematizar os modos de vida do cotidiano, as relações afetivas e os rumos da vida coletiva”. Diante desse referencial, é possível ao profissional da área pensar em práticas efetivas de transformação. São “conceitos-ferramenta”, como resume a pesquisadora.

O evento é direcionado principalmente a estudantes e profissionais que já participaram de grupos de sustentabilidade afetiva e a estudantes que já têm algum vínculo com os conceitos da Filosofia da Diferença e Psicologia Social. Além de Sonia, os Encontros Conceituais vão contar com a mediação de Paulo Roberto de Carvalho, professor do Departamento de Psicologia Social e Institucional, e de Adriana Barin de Azevedo, do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

As atividades síncronas terão duas horas de duração e serão transmitidas pela plataforma Google Meet. Uma série de atividades assíncronas também será desenvolvida, como indicação de livros e vídeos sobre os temas analisados em cada um dos encontros. No final do evento, os participantes terão direito a certificado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil