Ramo Estudantil IEE da UEL divulga evento internacional sobre produção de energia limpa

 Agência UEL


Ramo Estudantil do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) da UEL realiza, entre os dias 6 e 8 de abril, o 4º Power & Energy Society (PES) Day. O evento, realizado mundialmente em cerca de 50 países de forma simultânea, tem como tema Revolução da Energia Limpa. 

Durante os três dias, serão realizadas três palestras. No dia 6, na abertura, ocorre a palestra “O Desenvolvimento da Matriz Energética Brasileira e Seu Foco nas Energias Renováveis para geração de Energia Elétrica”, com o professor do Departamento de Engenharia Elétrica, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU); no dia 7, é a vez da palestra “Desenvolvimento Sustentável: Geração x Uso Final da Energia Elétrica”, com a professora Juliani Chico Piai Paiva, do mesmo departamento; por fim, dia 8, o público vai acompanhar a exposição “Transformando Cidades Eficientes em Cidades Inteligentes”, com o CEO da Eidee Energia, Carlos Dantas de Oliveira.


A coordenadora do Programa de Formação Complementar (PFC) do PES Day na UEL, Maria Bernadete de Morais França, do Departamento de Engenharia Elétrica, conta que o objetivo do evento é debater a respeito da geração de energia limpa, a qual, no Brasil, é produzida em abundância por conta da nossa matriz energética. “A energia hidrelétrica é considerada limpa e, em razão do nosso relevo, é uma das formas mais utilizadas, ainda que necessite de um plano cuidadoso de impacto ambiental e de uma série de compensações para aquelas populações”, afirmou.

Ramo Estudantil – O IEEE-UEL faz parte de uma organização internacional chamada de Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), que visa o desenvolvimento e o acesso à tecnologia. Atualmente, é uma das maiores organizações profissionais do mundo, com quase 426 mil sócios, em mais de 160 países, sendo aproximadamente 117 mil estudantes, nos Ramos Estudantis.

Em Londrina, o Ramo reúne cerca de 100 estudantes das áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Ciência da Computação. Além deles, há mais dois professores da Engenharia Elétrica envolvidos. Um dos objetivos da associação, além das palestras, é disseminar informação a crianças em escolas. 

Por conta da pandemia, outras atividades presenciais estão suspensas, mas, do Ramo, Maria Bernadete explica que já saíram projetos de extensão de produção de robôs, por exemplo. O OttoBot – Brincando com Robôs consistia na produção de robôs lúdicos para brincarem com crianças em hospitais e escolas londrinenses. Outro projeto foi o desenvolvimento do aplicativo Londrina Mais.

Inscrições – As inscrições para o 4º PES Day vão até o dia 6 de abril e podem ser feitas pelo site – acesse AQUI. Não há taxa de inscrição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil