Disque-Coronavírus registra 41 mil atendimentos em quinze meses de funcionamento

 Agência UEL


O Disque-Coronavírus, serviço que presta orientações e informações a respeito da Covid-19 em Londrina, contabilizou 41.396 atendimentos no período de março de 2020, quando foi implantado, até o mês de junho de 2021. Deste total, 38.452 atendimentos foram realizados pelo telefone 0800-400-1234; 2.345 foram referenciados para o aplicativo de telemedicina Medmobi, do Município; e 599 para o aplicativo do governo do Estado, Saúde Online PR.

O Disque-Coronavírus foi implementado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Londrina e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), com o objetivo de oferecer mais uma ferramenta de enfrentamento à pandemia.

Os dados sobre o serviço, levantados pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) da UEL, apontam que, nos últimos cinco meses, o Disque-Coronavírus tem uma média de 3.363,2 ligações mensais. Além disso, o relatório aponta que, de março a junho de 2021, a maior parte das ligações foi para obter resultado de exames e, em sequência, receber informações sobre cadastramento/agendamento de vacina.



Os atendimentos também prestam orientações sobre os cadastros prévios para vacinação; atestados; UBSs de referência para atendimento presencial; locais para entrega de envelopes de cadastro; e dúvidas diversas envolvendo sintomas de Covid-19, vacinas, decretos, isolamento, intervalo entre vacinação de gripe e Covid-19, números telefônicos de outros serviços de interesse, entre outras orientações.

Segundo a pró-reitora da Proex, Mara Solange Gomes Dellaroza, desde o início deste ano, as ligações sobre vacinação e sobre cadastramentos aumentaram a frequência. “Junto aos canais de comunicação criados com a Prefeitura, auxiliamos e direcionamos as dúvidas e problemas de cadastro que foram surgindo, além de monitorar, agendar e cadastrar para a vacina contra Covid-19 a população que não tem facilidade de acesso ao Portal da Prefeitura. Também mantemos um canal ativo pelo e-mail cadastro.covid19@saude.londrina.pr.gov.br onde ajudamos no cancelamento e possível correções ou alterações no cadastro”, explicou.

Serviço

Por meio do Disque-Coronavírus qualquer pessoa que estiver com sintomas gripais ou respiratórios pode ligar para o número 0800-400-1234 (opção 1), e será atendida por acadêmicos da área de saúde. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h .

Atualmente, por meio do serviço, é possível ser orientado quando ao uso do aplicativo de consulta por teleatendimento a saúde, caso o paciente tenha sintomas de Covid-19, além de orientações sobre medidas de prevenção e cadastro para vacinação.

Para obter o resultado de exames colhidos na rede municipal o usurário deve ligar no 0800-400-1234 e escolher a opção 3, que direciona para a Central de Resultado de Exame de Coronavírus.

O Disque-Coronavírus também oferta apoio psicológico à população, por meio de profissionais de Psicologia que atendem das 7 às 19 horas, também de segunda-feira a sexta-feira. As ligações para o 0800-400-1234 são gratuitas e podem ser feitas de telefone fixo ou celular.

Londrina também oferta o chat inteligente Corona AI. Por meio de sistema automatizado com mensagens instantâneas, qualquer pessoa pode tirar dúvidas e obter informações, seguras e confiáveis, referentes ao coronavírus. A plataforma digital funciona 24 horas, no site – CORONAAIUEL.

(Com texto e informações do N.Com/Prefeitura de Londrina. FOTO: Vivian Honorato).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil