Projeto Safety é contemplado em duas categorias do 6º Prêmio Inova Saúde Paraná

 Agência UEL


O Projeto Safety, que reúne alunos e professores dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Medicina – Centro de Ciências da Saúde (CCS) – teve dois trabalhos contemplados pelo 6º Prêmio Inova Saúde Paraná, dos seis apresentados na 7ª Mostra Paranaense de pesquisas e relatos de experiências em saúde, realizada em 9 e 10 de julho, de forma on line.

Mais de 300 trabalhos foram inscritos, alguns foram selecionados para o Prêmio, entre eles o Projeto Safety. A Mostra teve como tema central: “A Saúde em tempos de pandemia: experiências e aprendizados”, e como objetivo contribuir para a expansão e a qualificação da saúde no Paraná, discutindo as temáticas prioritárias de saúde do Estado. O evento serviu para apresentar dos resultados de pesquisas em desenvolvimento ou realizadas.




Os trabalhos premiados foram: “Boletim Informativo sobre a COVID-19 do Projeto SAFETY: traduzindo e divulgando informações baseadas nas melhores evidências”, das autoras Emilly Pennas Marciano Marques, Caroline Pagani Martins, Celma Marília da Natividade Leão Chingulo, Blenda Hyedra de Campos, Marselle Nobre de Carvalho (Eixo Promoção, Prevenção e Vigilância em Saúde); e Experiência de um Projeto de Extensão Inovador e Transdisciplinar na Divulgação Científica e Combate às Fakenews durante a Pandemia”, com Marselle Nobre de Carvalho, Sarah Beatriz Coceiro Meirelles Félix, Caroline Pagani Martins, Celma Marília da Natividade Leão Chingulo, Emilly Pennas Marciano Marques (Eixo Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação em Saúde). Toda a lista de premiados pode ser vista – AQUI.

O Prêmio reconhece projetos e experiências inovadoras na área da saúde pública e da saúde coletiva, estimula o intercâmbio de conhecimentos e valoriza trabalhadores do SUS, os líderes comunitários, os professores e estudantes.

Na avaliação da professora Marselle Nobre de Carvalho (Departamento de Saúde Coletiva/CCS), coordenadora do projeto, o reconhecimento pelo 6º Prêmio Inova Saúde Paraná é o reconhecimento do trabalho coletivo, desenvolvido por mais de 50 pessoas, entre professores e estudantes de várias áreas. “O projeto começou as atividades quando não tinha muita gente falando sobre o assunto, havia muita dúvida e informações variadas e pouco efetivas. É um Premio é promovido pelo INESCO, um instituto de grande prestigio na área da saúde, sobretudo na saúde coletiva. Portanto, ficar entre os premiados foi bom demais”, declara.

“Toda premiação estimula a gente a continuar. Por isso, o Prêmio reforça que estamos no caminho certo, ao mesmo tempo em que abre portas e aumenta a nossa visibilidade”, disse a coordenadora. Ela também ressalta com orgulho o apoio institucional recebido dentro da Universidade, por meio da Pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX).

Disseminação do conhecimento

O projeto teve início em março de 2020 com a proposta de sistematizar evidências científicas sobre recomendações de segurança e veicular informação científica por meio de diversos materiais – cartilhas, guias, vídeo, podcasts – para orientar profissionais de saúde e comunidade em geral.

O Safety atua na disseminação do conhecimento científico, com relatórios técnicos para gestores e profissionais dos serviços de saúde, em linguagem técnica, assim como trata da divulgação científica, buscando atingir a população em geral. Ele conta com a participação de professores da UEL, UNOPAR, UFPA, assim como alunos de pós-graduação (Residência, Mestrado e Doutorado) e colaboradores externos.

Veja mais informações sobre o Projeto Safety.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil