Centro Social Urbano recebe terceira edição do Rolê da Justiça

Blog.londrina 


Durante o dia, serão realizadas diversas atividades para crianças e adultos, visando estimular a cultura de paz

Nesta quarta-feira (22), das 9h às 16h, acontecerá a terceira edição do Rolê da Justiça, no Centro Social Urbano (CSU), mais conhecido como Buracão, que fica na Rua Atílio Scudeler, 283, Vila Portuguesa, na região oeste da cidade. A atividade é promovida pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Londrina (Cejusc) e conta com a participação Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina (Compaz), da Organização da Sociedade Civil (OSC) Londrina Pazeando e da Prefeitura de Londrina. 

O início das atividades será através da contação de histórias, com a professora Elizangela. Ela utilizará os bonecos pacifistas do Londrina Pazeando. Entre eles, há Mahatma Gandhi, Dalai-Lama, Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá, Zilda Arns, Maria Montessori, Malala Yousafzai, Chico Xavier, Nelson Mandela e Seo Pacífico, que é o personagem da OSC Pazeando. 

Na sequência, às 10h, haverá uma apresentação de teatro da peça Imitose, pelos alunos da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel). A imitose é uma palavra inventada, que une a palavra imitar com o sufixo ose, que geralmente sugere uma doença. De forma leve e divertida, a peça fala sobre a “doença” da imitação e pretende arrancar gargalhadas dos participantes. 

Às 10h30, haverá a apresentação do Projeto V.I.D.A, com a professora Tayla, da Secretaria Municipal de Educação. O programa começou em 2020, durante a pandemia, visando trabalhar o acolhimento e os cuidados com os alunos, servidores e comunidade em geral, sendo que a sigla significa: Valores; Inclusão, Desenvolvimento Humano e Afetividade. Para tanto, ele se utiliza de círculos de diálogo e formação de professores para trabalhar com práticas restaurativas. 

Continuando com as ações do Rolê da Justiça, às 11h, será realizado o 3°Abraço pela Cultura de Paz durante o projeto Rolê da Justiça, que também se repetirá às 13h45. Às 14h, quem participará verá uma apresentação de capoeira com o grupo CTM Maculelê e o mestre padeiro. Às 15h, será a vez da contação de histórias para a inclusão, com Saraí, que utilizará a boneca pacifista Montessori. Às 15h30, a Banda da Guarda Mirim se apresentará. A previsão é que o evento se encerre às 16h. 

O objetivo das ações é inspirar as crianças e adultos a desenvolverem humanidade no trato social e contribuir com a construção de uma cultura de paz, por meio de atividades objetivo lúdico-pedagógicas. Além dessas atividades, terão outras participações especiais, como a distribuição de pipoca e algodão doce pelo Tio Paulão; uma faixa coletiva em defesa das mulheres, feita pelo Movimenta CRAS Centro A, da Secretaria Municipal de Assistência Social; os cães da Companhia Choque Canil do 5º Batalhão da Polícia Militar (5ºPM) de Londrina estarão no local, assim como os integrantes do 3º Grupamento de Bombeiros Londrina, da Guarda Municipal de Londrina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil