Termina a Operação Carajás – Projeto Rondon


Otávio Cezarini Ávila – (Relações Públicas UEL)


Chegou ao fim o Projeto Rondon para aqueles que realizaram a Operação Carajás, nas regiões do sul do Pará e norte do Tocantins.


Foram 15 dias de aprendizados, amizades, desafios e surpresas. Os 20 rondonistas da UEL e da PUC Minas que foram à Rio Maria-PA puderam vivenciar um Brasil distinto de onde moram e perceberam através desta oportunidade que o Projeto Rondon proporciona conhecer de fato o quanto o nosso país é rico em diversidade.

Em todas as cidades foram dois encerramentos. Um no próprio município, com a comunidade, e outro em Marabá-PA junto às Forças Armadas e aos 400 rondonistas que realizaram a Operação Carajás.

Em Rio Maria a primeira comemoração se deu através de uma Noite Cultural. Durante toda a última semana os rondonistas (em especial da PUC Minas, que idealizaram o evento) convocaram a população a mostrar seu talento em apresentações de dança, teatro, música ou qualquer coisa que tivesse valor cultural. Ao todo, foram 12. E mais do que isso o que valeu foi o último momento entre Rondon e comunidade. Momento de celebrar, agradecer e sorrir juntos.


Já em Marabá todos foram palco e platéia. Houve as costumeiras apresentações das cidades, premiações às universidades e um até breve. O Major Vial, condutor da solenidade de encerramento, concluiu o dia com uma frase marcante: “Missão Cumprida”, aludindo à frase do batalhão: “Missão dada, Missão cumprida”. A missão foi dada, a missão foi cumprida e porque não um acréscimo: a missão foi vivida, por todos nós. SELVA!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira edição da Feirinha da Cidadania 2024

Projeto arrecada itens de higiene para mulheres encarceradas em Santo Antônio da Platina

Cursos gratuitos de Espanhol e Francês