segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Site de projeto da UEL divulga economia solidária de Londrina


Você sabe o que é Economia Solidária?

“Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.” Está é a definição encontrada no site Prosol – empreendimentos solidários.

O site foi criado para divulgar o trabalho dos grupos atendidos pelo projeto de extensão da UEL, “Rede de Comercialização e Apoio a Produtos e Serviços de Organizações de Socieconomia”, coordenado pelo professor do Departamento de Economia, Sinival Osorio Pitaguari.

O projeto trabalha com os grupos atuantes na Economia Solidária no município de Londrina; priorizando os grupos atendidos pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários (INTES), centro de referência de economia solidária.

Ainda de acordo com o site, a economia solidária compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas; associações; clubes de troca; empresas autogestionárias; redes de cooperação; entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

Assim, permite que a população de regiões com baixos índices de pobreza encontrem alternativas de trabalho; e assume uma posição de resposta favorável à inclusão social.

Por meio do endereço www.projetoprosol.com.br, pode-se conferir os grupos envolvidos, bem como conhecer os produtos do trabalho de cada empreendimento solidário atendido pelo projeto de extensão da UEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário