quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Du Zuppani ministrou palestra e oficina na UEL


Nesta sexta-feira, 30/09, o fotógrafo Du Zuppani esteve em Londrina para a ministrar a palestra “A Percepção do Olhar na Fotografia Socioambiental” como parte da programação do GEAMA em 2011, dentro da temática “Meio Ambiente e Comunicação”. No sábado, o fotógrafo promoveu uma oficina pelo campus da UEL, explorando a beleza da natureza no local.

Du Zuppani trabalha com a fotografia com seu Banco de imagens, livros (no momento, está trabalhando em três edições), exposições, cursos, ambientações, inventários sobre fotografias, e aulas na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Formado em Arquitetura, possui pós-graduação em Turismo e Meio Ambiente e, atualmente, trabalha como secretário do turismo no município de Bertioga, litoral do estado de São Paulo.

Além das atividades profissionais, também desenvolve trabalhos voluntários. Um dos trabalhos de Zuppani com enfoque social é o projeto “Parafotógrafos”. O objetivo é conseguir que as Paraolimpíadas no Brasil sejam tematizadas com imagens fotografadas por pessoas com deficiências físicas ou mentais.

Em entrevista ao Blog Extensão da UEL, Zuppani reforçou a satisfação de poder trabalhar com algo que realmente gosta. Segundo ele, desde pequeno é fascinado por fotografar, ganhando seu primeiro prêmio de fotografia aos 14 anos. “Minha intenção é despertar a vontade de fotografar a quem assiste a minhas palestras. Se, ao ver meu trabalho, a pessoa já sair com vontade registrar o que vê, já atingi meu objetivo”, disse Zuppani.

No sábado (01/10), supervisionou a saída de campo para fotografar durante a manhã e, à tarde, os participantes da oficina mostraram suas fotografias para análise e discussão dos recursos aplicados e dos fundamentos. Algumas das fotografias que resultaram da oficina estão expostas na página http://www.flickr.com/photos/geama.

Du Zuppani explicou que o objetivo da oficina não foi dar aulas e ensinar a fotografar, mas explorar o olhar e a intenção de cada participante na hora do registro. “Ninguém é menos fotógrafos que eu. Depois que eles exporem suas fotografias, analisaremos juntos o olhar e a intenção do fotógrafo, além das técnicas utilizadas”, contou.

A vinda de Du Zuppani foi promovida pelo Grupo de Estudos Avançados sobre o Meio Ambiente (GEAMA), projeto de extensão da UEL. Durante todo o ano, foram desenvolvidas mesas redondas, palestras e oficinas relacionadas com “Meio Ambiente e Comunicação”, tema da Edição do GEAMA em 2011.

Você pode conferir as fotografias de Du Zuppani no site http://www.fotonatural.com.br/ e acompanhar o trabalho do GEAMA no endereço http://geamauel.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário