Oficinas de culinária são destaque da ação em Buriticupu


Do Maranhão / Guilherme Santana


A viagem precursora da Operação Babaçu no Maranhão revelou que muitas das cidades que seriam atendidas pelo Projeto Rondon não possuíam produção artesanal. Pensando nessa questão, os rondonistas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV) trazem para Buriticupu as oficinas de padaria artesanal e incentivo à culinária local.

O apoio à produção de alimentos pela comunidade incentiva uma nova maneira de empreendedorismo na cidade e trabalha também com a capacitação de merendeiras sobre as boas práticas de manipulação de alimentos. As receitas apresentadas nas oficinas aproveitam os vegetais característicos da região e não utilizam equipamentos especiais ou conservantes, possibilitando assim, um consumo alimentício mais natural e nutritivo.

A procura pelas oficinas excedeu o limite de vagas, demandando uma ampliação do atendimento à comunidade para outros bairros e povoados. Entre as receitas apresentadas estão as de brigadeiro de mandioca, bolos de limão com couve e beterraba com goiaba; os pães de ervas e macaxeira, e ainda o pão doce com recheio de doce de buriti.

Além dos produtos artesanais, os rondonistas trabalham também com noções de higiene, as maneiras de se promover e de promover o produto, os valores nutricionais, armazenamento, formas de venda e a precificação. As oficinas são teórico-práticas e todos participam desde a separação dos ingredientes até a degustação.

A oficina de beneficiamento de alimentos locais utilizou receitas adaptadas na disciplina Técnica Dietética do curso de Nutrição da UFV e do Serviço Social da Indústria (SESI) de São Paulo. A oficina de padaria artesanal trabalhou receitas desenvolvidas pelo Instituto Ayrton Senna de São Paulo e pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (Unesco) para a geração de renda e melhora na qualidade de vida. O Instituto e a Unesco incentivam a produção alimentícia de fácil acesso, com produtos que possam ser encontrados em qualquer lugar e incrementadas com produtos regionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil