Alunos da UEL fazem mutirão de limpeza no Jardim Parque Universidade I

por Lais Taine



Nesta quinta-feira (1°/03) cerca de 50 alunos ingressantes do curso de Agronomia participou de um trote solidário que buscou coletar lixo nas ruas e em terrenos baldios do Jardim Parque Universidade I, zona leste de Londrina.

O Trote foi uma iniciativa dos Centros Acadêmicos de Geografia e Agronomia com a união de alunos de outros cursos e a Proex. “Para o trabalho de hoje, a intenção é recolher material reciclado e objetos que possam conter focos da dengue e conscientizar os moradores, como forma de prevenção”, disse a Professora Colaboradora Solange de Paula Ramos, do CCB.

Apesar do sol forte da manhã de hoje, os alunos estavam animados. A aluna do terceiro ano de Agronomia, Camila Valestri dos Santos, concordou com o calor, mas comentou: “É por uma boa causa, essa iniciativa beneficia o bairro e os alunos, assim nós ficamos mais próximos da comunidade externa, aplicando o conhecimento”. O calouro Daniel Lavorente de Oliveira afirmou: “É um trote melhor que os outros com que estamos acostumados a ver e traz bons resultados, eu gosto mais assim!”,riu.

Duas alunas que participaram do Projeto Rondon; Débora Ingrid de Souza, OperaçãoPeixe-boi e Carolina Nunes França, Operação Carajás; também estavam participando do trote solidário. “A experiência que eu tive no Rondon me permite entender o trabalho de uma forma melhor, aqui eu posso dar continuidade e essa atividade também serve de capacitação para os alunos que tem interesse em participar do Projeto”, disse a rondonista Carolina.

Os moradores da região ficaram curiosos com a movimentação. Rosa da Silva Pereira, 47, não é do bairro, mas vai toda semana trabalhar em um bazar de roupas. “Eu acho muito bom esse serviço de conversar com as pessoas, ajudando a manter limpo, acho que assim o pessoal vai tomando conta, se conscientizando...” Já o morador Paulo Roberto daSilva, 62, aproveitou para reclamar mudanças de comportamento da comunidade, em frente a sua casa há um terreno abandonado com o mato alto. “Eu cuido da minha casa, eu limpo, eu corto a grama, mas se o meu vizinho não faz isso, a gente corre o risco do mesmo jeito. As pessoas precisam ter mais cuidado, ficar mais preocupadas com a saúde delas e dos que estão em volta”, disse indignado com a negligência de alguns vizinhos.

O trote teve parceria da CMTU, que irá recolher todo o lixo coletado pelos alunos, e a Vigilância Sanitária, que entregou sacos de lixo reciclável e de lixo comum, além de acompanhar o trabalho dos alunos na parte de educação. “Nós viemos com algumas pessoas da equipe de Educação e Saúde para dar o respaldo aos alunos, essa parceria é muito interessante pra gente, porque qualquer trabalho de educação e interrupção do ciclo do mosquito, como a retirada de lixo em terrenos vazios, já é uma ajuda muito grande para nós e para a sociedade”, disse a coordenadora da equipe de Educação e Saúde do setor de endemias da Vigilância Sanitária, Mirian Piquina.

Parao Professor Paulo Vicente Contador Zaqueu, do CCA, o mutirão da limpeza faz com que os alunos ingressantes interajam com a realidade dos bairros em torno da UEL e ao mesmo tempo evita que o mosquito da dengue se prolifere. “O trabalho é interessante para a comunidade, pois eles recebem o conhecimento da universidade e os alunos aplicam esse conhecimento a partir da realidade do bairro, evitando uma epidemia de dengue num bairro de região crítica”.

O trabalho ainda não acabou, na semana seguinte, os calouros do curso de Geografia pretendem refazer a pintura da Casa Acolhedora Mãe e Senhora de Todos os Povos, que fica no bairro. Amanda Nayara dos Santos Cardoso, auxiliar da área de Comunicação da Casa, falou dos benefícios para a população da região e para os alunos da UEL. “O bairro é muito carente, essa iniciativa é uma forma de melhorar o ambiente que as crianças usam e diminui a distância social entre o bairro e os alunos da Universidade, que estão aqui, do ladinho da gente”.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira edição da Feirinha da Cidadania 2024

Projeto arrecada itens de higiene para mulheres encarceradas em Santo Antônio da Platina

Cursos gratuitos de Espanhol e Francês