Alunos da UEL recebem prêmio e são destaque no portal do projeto Rondon

O trabalho intitulado "Projeto Rondon - Operação Babaçu: Atuação da Medicina Veterinária e Biologia na saúde pública, sanidade e produção animal", de autoria dos estudantes José Carlos Ribeiro Júnior e Bruna Mara Silva Seco, sob a coordenação da professora Carmen Lúcia Scortecci Hilst, docente da medicina veterinária da Universidade Estadual de Londrina – UEL, ganhou o prêmio como primeiro colocado na área de Medicina Veterinária Preventiva pela participação no Ciclo de Palestras em Medicina Veterinária – CicloVet, da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

O evento foi realizado no período de 12 a 16 de junho, na cidade de Londrina (PR) e contou com a participação de mais de 300 integrantes, entre estudantes, pós-graduandos e docentes de medicina veterinária de todo o Estado do Paraná.

A eleição dos trabalhos foi realizada por uma banca de 3 docentes do curso de medicina veterinária da instituição. O trabalho concorreu com mais de 100 outros resumos. Os agraciados receberam um de certificado e um prêmio em dinheiro.

O trabalho foi fruto da experiência obtida pelos estudantes durante Operação Babaçu do Projeto Rondon, realizada em janeiro/fevereiro deste ano, no município de Buriticupu (MA).

“A participação no Projeto Rondon me proporcionou uma nova forma de encarar o mundo acadêmico. Tudo que se faz na universidade deve ter como objetivo chegar à comunidade. Conhecendo o Brasil da forma que eu conheci com o Projeto Rondon, eu vi que há muito desenvolvimento a ser aplicado nessas comunidades tão carentes de tecnologias”, disse José Carlos.

Durante a operação, a equipe da UEL destacou a área de saúde pública, abordando temas como a transmissão de doenças pelo consumo de produtos de origem animais contaminados e tratamento de água para consumo humano e animal. A equipe também trabalhou com os produtores locais, ensinando as boas práticas para a produção e obtenção do leite de melhor qualidade e menos contaminado. Houve a distribuição de materiais didáticos para a comunidade, fornecidos pelo Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal (LIPOA da UEL).

Além disso, foram realizadas palestras sobre o manejo nutricional do rebanho bovino, sanidade na piscicultura e vacinação do rebanho bovino contra febre aftosa e brucelose. A questão do tratamento de água também foi trabalhada. Foram analisadas as amostras da água de vários locais do município, com a ajuda de kits de análise rápida, o que permitiu a obtenção dos resultados em 24 horas e, ainda, a demonstração dos dados à comunidade.

Fonte: Projeto Rondon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira edição da Feirinha da Cidadania 2024

Projeto arrecada itens de higiene para mulheres encarceradas em Santo Antônio da Platina

Cursos gratuitos de Espanhol e Francês