Conheça a equipe da UEL que vai trabalhar no Projeto Rondon, em Queimada Nova - Piauí

Nessa semana, a UEL, através do Ministério da Defesa, encaminhará oito alunos e duas professoras que representarão a universidade no Projeto Rondon, em Queimada Nova, no Piauí. A Equipe vai participar da Operação Canudos e tem a missão de promover ações nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho, integrando o Conjunto B, para o qual foi selecionada.
Veja quem faz parte da equipe e quais são as propostas de trabalho:




Camila Balestri dos Santos, 23 anos. Geografia/4º ano.
Camila levará oficinas que incentivem a coleta seletiva, o plano de gestão de resíduos sólidos e irá oferecer ajuda para a implantação e operação do aterro sustentável da cidade.






Isaque Motta Barbosa, 23 anos. Administração/3º ano.
Serão ofertados por ele, minicursos sobre planejamento estratégico, empreendedorismo e economia solidária, além de oficinas sobre gerenciamento de projetos, técnicas de vendas, precificação de produtos, administração pública e trabalhará com o incentivo de implantação de associações e cooperativas.





Fernanda Zandonardi Machado, 22 anos. Medicina Veterinária/4º ano.
Fernanda cuidará de oficinas que abordem o manejo de ovinos e caprinos, manejo de ureia e a produção de leite de qualidade.









Lais Taine Oliveira, 25 anos. Comunicação Social – Jornalismo/4º ano.
Lais levará oficinas que incentivem a comunicação e o resgate da cultura e história local. Foram planejadas oficinas para a implantação de rádios comunitárias e o aperfeiçoamento da rádio já em funcionamento na região, a aluna também trabalhará com oficinas de implantação de rádio escola e jornal escola, blogs e mídias sociais, além de planejar um cinema ao ar livre e o evento cultural de contação de estórias.



Luiza Reis Simionato, 21 anos. Engenharia Civil /4º ano.
Luiza está levando oficinas sobre construção de fossa séptica, clorador artesanal, cisternas, caixas de evapotranspiração, desidratador solar de alimentos, luminária solar com garrafa pet e falará sobre a importância do saneamento básico e sobre as doenças transmitidas pela água.








Mônica Belém, 22 anos. Biomedicina/4º ano.
Ela está levando oficinas de artesanato com materiais recicláveis e brinquedos feitos com material reciclável. Mônica pretende abordar alguns temas na área do Meio Ambiente, como a importância da conservação ambiental, o destino correto do lixo hospitalar, além de consumo e redução de resíduos sólidos.







Tânia Eiko Eishima, 22 anos. Ciência da Computação/4º ano.
Tânia está levando oficinas de informática e novas tecnologias, ferramentas educacionais e de multimídia, internet e Libre Office.












Tatiane Lobak, 25 anos. Agronomia/5º ano.
A aluna de Agronomia planeja oficinas de compostagem, equipamentos de proteção individual (EPI), hortas agroecológicas (caseiras, escolares e comunitárias), produção de sementes próprias de milho, viveiros de mudas, controle de cochonilhas em Palma Forrageira e alternativas para alimentação do rebanho em época de seca.




Carmen Lucia Scortecci Hilst, do Centro de Ciências Agrárias, e Maria Helena Pelegrinelli Fungaro, do Centro de Ciências Biológicas, são as duas docentes que comandarão a equipe, responsáveis pelo cumprimento da proposta selecionada pelo Ministério da Defesa. A tarefa não é simples: além do cuidado com toda a equipe (documentação, alimentação, estadia e saúde), as professoras têm a missão de organizar os alunos para que os trabalhos sejam efetivos e que possam ter efeito sobre a população.
Para isso, uma das professoras, e coordenadora de equipe, Carmen, fez a viagem precursora na cidade de Queimada Nova. Ela colheu todos os dados necessários para que o trabalho seja bem aproveitado. Foram 5 dias de conversa com a população e administradores públicos da região.
Após conhecer as necessidades do local, foi realizada a seleção dos oito alunos que participariam da Operação. Com a equipe formada e com os apontamentos sobre as necessidades do local, foram realizadas reuniões para a decisão das oficinas que poderiam ser ministradas no local.
A equipe vai partir nesta quinta-feira, 10, até Petrolina (PE), ao encontro dos 400 rondonistas, das 40 Instituições de Ensino Superior que estarão participando dessa mesma Operação e depois serão encaminhados, em conjunto com a Universidade Federal de Alfenas, até Queimada Nova.
Além desta, o Projeto Rondon do primeiro semestre de 2013 terá mais duas Operações: São Francisco e 2 de julho, que serão realizadas nas regiões de Aracaju e Salvador, com início também em janeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira edição da Feirinha da Cidadania 2024

Projeto arrecada itens de higiene para mulheres encarceradas em Santo Antônio da Platina

Cursos gratuitos de Espanhol e Francês