UEL e Unifal já começaram atividades em Queimada Nova

Por Lais Taine


Os Rondonistas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Federal de Alfenas (Unifal), participantes da Operação Canudos, do Projeto Rondon, chegaram ontem, dia 13, ao município de Queimada Nova, no Piauí. A equipe, acompanhada pelo Sargento Geovane Vargas, do 72º BIMtz, está instalada na escola Manoel Gomes.


No dia da chegada, os alunos e professores se reuniram com autoridades da cidade para uma conversa sobre o projeto e as ações que serão desenvolvidas. Nesta reunião, o prefeito Celso Amorim agradeceu a oportunidade de receber o Projeto Rondon e falou de algumas dificuldades da região: “A gente já conhece as dificuldades, mas não podemos parar de tentar, é por isso que o Projeto Rondon está aqui”.

O principal problema é a seca. Há quase um ano não chove na região e 85% do território do município é rural. Uma barragem foi construída, mas aguarda a chegada da chuva para ser abastecida pela primeira vez e a partir daí servir de reservatório para a cidade. “Muda tudo quando chove, muda tudo. As pessoas ficam diferentes, ficam felizes”, comenta Amorim.

Ao final da reunião, um dos coordenadores de equipe, Tomaz Araújo, falou sobre o trabalho planejado e da vontade em ajudar. “Nós não estamos aqui para julgar, apontar os erros, nós estamos aqui para ajudar. Isso vai muito além dos quinze dias do Projeto, nós temos um grande número de universitários e professores especialistas, que não vieram, mas que podem auxiliar vocês depois”.

Na manhã de hoje, toda a equipe foi apresentada ao município em um evento realizado na praça principal, local onde ocorre uma feira-livre em todas as segundas-feiras. A cidade recebeu os rondonistas com o hino do Piauí, cantado por crianças da pré-escola Manoel Gomes e da Escola Estadual Padre Teixeira. A equipe aproveitou para conhecer um pouco a cidade, estreitar as relações com os moradores, explicar sobre as diversas ações e convidá-los a participar das oficinas e palestras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil