Inovatec reforça a cultura de inovação no Paraná



Agência UEL

 
Cerimônia de abertura foi realizada na tarde desta quarta-feira

Com participação de pesquisadores e empreendedores de vários setores, começou na tarde desta quarta-feira (17) a Feira Paranaense de Inovação Tecnológica - INOVATEC Regional Londrina, que prossegue até amanhã com debates envolvendo representantes de empresas e instituições de pesquisa. Realizada pela Secretaria da Ciência e Tecnologia (SETI) e Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Inovatec é a primeira feira realizada no Norte do Paraná, buscando aproximar a pesquisa acadêmica da iniciativa privada. Segundo o secretário da SETI, Alípio Leal, o objetivo do governo é criar uma cultura e um ambiente de inovação.

“Precisamos tirar os artigos científicos da prateleira para que o público geral possa ter acesso”, enfatizou o secretário. Discursando para uma platéia de pesquisadores e empresários, Alípio Leal afirmou que o Paraná possuí uma característica singular, com Instituições de Ensino Superior Públicas (IES) em todas as regiões do estado e campi presentes em 140 municípios.

Segundo ele, considerando as universidades públicas e as particulares, é possível influir em todas as regiões do estado, criando o que ele denominou de ambiente de inovação. Ainda de acordo com o secretário, o estado conta com a Lei de Inovação, que permite benefícios e estabelece mecanismos de cooperação entre os setores público e privado e universidades para pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico.

A legislação foi regulamentada em fevereiro deste ano pelo governador Beto Richa. Entre as medidas regulamentadas, está a participação técnica e econômica do estado em projetos de empresas paranaenses, cuja atividade principal seja a inovação tecnológica. “Isto nos dá segurança jurídica para trabalhar”, finalizou.

Para a reitora da UEL, Nádina Moreno, a iniciativa privada pode contar com um ensino superior interiorizado. A reitora conclamou as demais universidades da região, além dos institutos de pesquisa presentes na região, como Iapar e o Centro Nacional de Pesquisa da Soja (Embrapa) a se somarem a este esforço, pensando em novos produtos e serviços com base tecnológica.

“Precisamos de ações pragmáticas, uma vez que já temos rede de ensino e pesquisa, para fazer toda a diferença”, afirmou a reitora. A diretora de Ciência e Tecnologia da SETI, Sueli Rufini, informou que a Inovatec é hoje uma feira itinerante, distribuída em todas as regiões. A iniciativa será realizada em Maringá entre os dias 24 e 26 deste mês. No próximo dia 6 de agosto, segue para Guarapuava; depois, em 26 de agosto, será realizada em Ponta Grossa; e nos dias 26, 27 e 28 de setembro, em Toledo.
 
Programação desta quarta:
 
O empresário catarinense Guido Ganassali, diretor de Negócios, Tecnologia e Inovação da CISER Parafusos e Porcas, foi o convidado para a palestra de abertura
 
 
Luiz Gastão Pinto Júnior, gerente da Plataforma Empresarial da CEF no norte do Paraná, falou das soluções de negócios na mesa redonda sobre Fomento e Financiamento para pequenas e microempresas

Na programação noturna foram realizados ainda dois workshops tecnológicos. Com início às 19 horas, o primeiro tema abordado é voltado à área de Tecnologia da Informação e Comunicação, e o segundo Biotecnologia.

A INOVATEC Regional Londrina é uma iniciativa da SETI e UEL, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e a Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC), e conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Prefeitura de Londrina, Fundação Araucária, Londrina Convention, SENAI, SEBRAE, Agência Brasileira de Inovação (FINEP) e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira edição da Feirinha da Cidadania 2024

Projeto arrecada itens de higiene para mulheres encarceradas em Santo Antônio da Platina

Cursos gratuitos de Espanhol e Francês