Apenas uma semana longe de casa e os rondonistas da UEL já guardam muitas histórias e experiências em sua bagagem

Luciana Mendonça 

Nos quatro primeiros dias de atividades junto aos professores das redes de ensino municipal e estadual, bem como a comunidade em geral de Vila Nova dos Martírios, o grupo desenvolveu uma série de oficinas com temas especialmente pensados a partir da visita precursora/diagnóstica realizada pelo Professor Denílson, coordenador do projeto pela UEL.

Os encontros junto aos professores, nomeados de “Semana Pedagógica”, iniciaram-se na manhã da terça-feira (28/01), em Vila Nova dos Martírios. No período vespertino, os rondonistas se deslocavam para os distritos de Curvelândia e Marcolândia oportunizando àqueles professores impedidos de algum modo de se deslocarem até Vila Nova, o mesmo cronograma de atividades de formação docente.

Temas como inclusão escolar; jogos cooperativos; brincadeiras circulares e expressão corporal; uso de drogas; sexualidade; gravidez precoce; diversidade na escola: gênero e homofobia; xilogravura; confecção de fantoches dentre outros fizeram parte das atividades voltadas para esses profissionais.

Já para a comunidade, as oficinas foram oferecidas, principalmente, no período noturno nos espaços da Escola Municipal José Ribamar Fiquene, CRAS e Câmara dos Vereadores, permeando os seguintes assuntos: saúde bucal; atividades de música e dança na praça; caminhadas matinais; previdência social e direitos trabalhistas; combate e esclarecimentos sobre o uso de drogas sociais, entre outros.

Um público cativo das atividades desenvolvidas pelos rondonistas, tanto em Vila Nova quanto nos distritos são as crianças. Muito animadas e carinhosas, sempre estão próximas e ansiosas pelas brincadeiras, jogos, cantorias e tudo mais que lhes é proposto. São olhos encantados e muitos sorrisos que ajudam a revigorar as forças dos rondonistas para dar continuidade aos trabalhos em Vila Nova dos Martírios.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil