Exposição no CDPH traz imagens críticas de Carpeaux

Fonte: Agência UEL de Notícias 

O Centro de Documentação e Pesquisa História (CDPH) da UEL recebe a exposição "Carpeaux: Imagens Críticas". O trabalho é resultado da tese de doutorado do professor Eduardo Gomes Silva, do Departamento de História, sobre o crítico literário e jornalista austríaco-brasileiro Otto Maria Carpeaux, falecido em 1978.

Ao longo de sete anos de pesquisas, entre 2008 e 2015, o professor e também curador da exposição, percorreu vários arquivos, do CDPH até arquivos no Rio de Janeiro, São Paulo e Viena, na Áustria, terra natal do Carpeaux, relacionados aos locais onde o austríaco-brasileiro nasceu, viveu e trabalhou; os escritos, e as imagens capturadas por terceiros.

"Todos foram importantíssimos para o desenvolvimento da pesquisa, porém, movimento fundamental foi descobrir que o próprio Carpeaux tornara-se o mais importantes dos arquivos. Em aproximadamente sete anos, pesquisei não somente os aspectos biográficos de Carpeaux, mas como esses aspectos foram construídos por ele e por seus contemporâneos e como continuam sendo construídos até o presente momento", explica Eduardo Gomes Silva.

O objetivo da exposição é garantir que outras imagens de Otto Maria Carpeaux sejam apresentadas, algumas legíveis em momentos como o vivido atualmente.

As obras ficam expostas até 16 de outubro. A visitação é gratuita. Porém, os interessados em receber certificado de participação podem se inscrever pelo endereço www.uel.br/eventos/insc/?id=2216 com o valor diferente da taxa para profissionais, estudantes de Ensino Superior e Ensino Básico.

O CDPH está localizado no Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), no Campus Universitário. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. De terça a sexta-feira, o horário se estende das 19 às 22 horas.

Informações pelo telefone (43) 3371-4568 ou pelo endereço www.uel.br/cch/cdph/portal/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil