Projeto oferece oficina para professores e gestores de escolas indígenas do norte do Paraná
O projeto de extensão “Currículo, bilinguismo e formação
continuada de professores e gestores de escolas indígenas do norte do Paraná”,
coordenado pelo professor Wagner Roberto do Amaral, do Departamento de Serviço
Social da UEL, ofereceu nesta quinta-feira (14), uma oficina para professores e
gestores de nove escolas indígenas norte do Paraná.
Professores indígenas
se reúnem em oficina de formação na UEL
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Segundo Wagner, o objetivo do projeto é formar uma rede que
contribua na formação continuada de professores indígenas, intercambiar
experiências, pensar propostas pedagógicas e refletir sobre os desafios de dar
aula em escolas indígenas. Assim, a oficina garante um espaço de encontro e
fortalecimento desses professores.
O projeto surgiu em 2013, em parceria com o Universidade Sem
Fronteiras, quando a Comissão Universidade para os Índios (CUIA) percebeu uma
demanda dos próprios estudantes indígenas. “Essa primeira etapa foi para
elaboração de um diagnóstico, nós fomos a cada terra indígena recolhendo
informações”.
Professor Wagner
Roberto do Amaral, coordenador do projeto
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O projeto é da UEL, mas também reúne discentes da UEM e da
UENP, que ao mesmo tempo em que são estudantes no ensino superior de cursos de
licenciatura, também são professores em comunidades indígenas e procuram
aperfeiçoamento.
O professor recém formado em sociologia e bolsista do
projeto, Murilo Pessoa, afirma que discutir o bilinguismo nas escolas indígenas
é essencial. “A partir da minha vivência no projeto eu percebi a necessidade de
você empoderar os professores indígenas dentro das escolas localizadas dentro
das aldeias. Porque tem muito professor branco nas escolas indígenas,
então essas escolas acabam não tendo tanto a cara da aldeia em que ela está inserida, então o projeto veio para valorizar o professor
indígena e fazer esse serviço de formação continuada.”
em agosto. A quinta oficina será em setembro e tem o
objetivo de sistematizar os encaminhamentos discutidos nos encontros
anteriores.
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