quinta-feira, 19 de maio de 2016

Seminário debate produção de alimentos orgânicos

Fonte: Agência UEL

Foi aberto na manhã desta quinta-feira (19) o seminário "Cadeia Produtiva de Alimentos e Produtos Orgânicos", realizado no Anfiteatro de Morfologia do Centro de Ciências Biológicas (CCB). Organizado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, do Centro de Ciência Agrárias (CCA), o evento tem como objetivo apresentar informações sobre produção, certificação, comercialização, perspectiva e tendências sobre alimentos orgânicos.

Seminário é realizado no Anfiteatro de Morfologia, do CCB
De acordo com a aluna Tainá Destro, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, e uma das organizadoras do evento, o termo "cadeia produtiva" se refere ao conjunto de etapas presentes desde a produção dos alimentos até o chegar ao consumidor. Segundo ela, o processo é livre de organismos geneticamente modificados ou radiação ionizante, "o conceito de orgânico abrange sistemas denominados como ecológico, natural e biodinâmico, entre outros".

A primeira palestra do dia teve como tema "Processo de Certificação", e foi ministrada pela professora Maria Carolina Wilmers Manco Martinson Corrêa, auditora do IBD Certificações desde 2005. Ela apontou que existe uma grande demanda de mercado para produtos orgânicos, que cresce 30% ao ano. "Quem tem conhecimento na área dos orgânicos está passando muito bem", afirmou.

Maria Carolina discutiu ainda a necessidade do processo de certificação para produtos orgânicos, procedimento importante que garante a qualidade do produto. A palestrante é zootecnista, mestre em zootecnia na área de nutrição e produção animal e doutora em zootecnia na área de tecnologia de produtos de origem animal, com títulos obtidos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Botucatu).

Programação - Estão programadas para esta tarde as palestras "Homeopatia: alternativa tecnológica para agricultura e certificações", com Ana Paula Zibetti, "Cenário internacional de produções orgânica: Mercado e Certificações", com Paul Espanion, "Cenário Brasileiro de Produções Orgânicas: Mercado e Certificações", com Sylvia Wachsner, e ainda "Produção e Certificação de Café Biodinâmico", com Egon Bertolaccini.



Participaram da solenidade de abertura do evento o Pró-reitor de Extensão, Gilberto Hildebrando, a professora e coordenadora do evento Wilma Aparecida Spinosa do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos do (CCA).


Confira a programação completa do Seminário no endereço http://www.uel.br/eventos/organicos/pages/programa.php.

Nenhum comentário:

Postar um comentário