Começa o POR EXTENSO, Simpósio de Extensão da UEL


Começou hoje (29/11) o 6º Simpósio de Extensão POR EXTENSO, organizado pela Proex, com o tema “Os Limites e as Fronteiras da Extensão”. A cerimônia de abertura teve início às 9 horas, no Auditório do CESA, com Silvia Borba e Beto Júnior fazendo a apresentação “Voz e Violão”. O primeiro painel, intitulado  “Os Limites e as Fronteiras da Extensão”, contou com a presença da Prof. Dra. María Liliana N. Herrera Albrieu, Diretora da Área de Extensão Universitária da Secretaria de Políticas Universitárias do Ministério de Educação da Argentina; e da Prof. Dra. Telma Nunes Gimenez, Assessora de Relações Internacionais da UEL. O Prof. Dr. Nilson Cesar Fraga, diretor de planejamento da Proex, foi o mediador.

A Prof. Herrera Albrieu destaca a importância de se debater a extensão entre países diferentes, como no caso Argentina e Brasil, no sentido de integrar a América Latina. “O lógico é criar laços entre as universidades de diferentes nações para potencializar a extensão universitária e os projetos que podem solucionar problemas sociais”. Essa é a primeira vez que convidados internacionais participam do POR EXTENSO. Na sexta-feira (01/12), o Prof. Dr. Juan Manuel Medina, Secretário de Extensão da Universidad Nacional de Rosário, na Argentina, vai participar do painel “A Indissociabilidade e as Fronteiras da Extensão”.


A reitora da UEL, Berenice Jordão, falou durante a cerimônia de
abertura do POR EXTENSO / Foto: Agência UEL

No período da tarde, participantes de ações extensionistas apresentaram e discutiram suas experiências na universidade, por meio de apresentações orais e banners. O professor Tiago Peixe, do Setor de Toxicologia do Hospital Universitário da UEL, foi um dos participantes do primeiro dia do POR EXTENSO. O CCS (Centro de Ciências da Saúde), onde Peixe atua, não fica no campus universitário, o que impede que ele tenha contato frequente com os outros centros da UEL. “É da extensão que nós podemos tirar alternativas para suprir carências na universidade, de modelo de ensino, de ideias inovadoras. É interessante essa vivência aqui no POR EXTENSO, porque são áreas muito diferentes da minha. Está sendo uma experiência muito enriquecedora”, diz o professor.

Para o Pró-reitor de Extensão da UEL, Gilberto Hildebrando, o tema do evento relaciona-se com a dificuldade de enfrentar o diferente, o que não está no nosso campo de conhecimento. “A temática central diz respeito a ir ao encontro do outro, seja outro professor, outro bairro, outro país. Diz respeito às fronteiras que a extensão universitária atravessa, entre o conhecimento acadêmico e a sociedade.

Em relação ao último POR EXTENSO, a sexta edição conta com um dia a mais na programação. Este ano, cerca de 530 pessoas participam do evento, com 354 comunicações orais e 34 pôsteres de extensionistas da UEL e de outras universidades. O Simpósio segue até o dia 1º de dezembro. Amanhã  (30/11), no Auditório do CESA, será realizada a mostra “Boas Práticas da Extensão”, às 9 horas, com os professores extensionistas Rovilson da Silva, Vera Suguihiro, Ana Maria Bridi, Eliane Paulino e Paulo Victor Bezerra. Às 11h30, será realizada uma mostra de produções extensionistas. No período da tarde, serão apresentadas mais sessões de comunicação oral.

A PROEX
Por meio da Pró-reitoria de Extensão, mais de mil ações extensionistas, desde eventos até projetos, são realizadas, contemplando todas as áreas de conhecimento. A Proex é responsável, por exemplo, pelo Cursinho Pré-Vestibular da UEL, que teve 216 alunos aprovados para a segunda fase do vestibular da Universidade, e pela Clínica Psicológica da UEL.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil