Projeto da UEL que fomenta seda está na ExpoLondrina

Fonte: Agencia UEL notícias



Integrantes divulgam atividades do projeto "Seda - o fio que transforma",
cujo objetivo é aumentar a visibilidade da cadeia produtiva da seda

O projeto de pesquisa e extensão "Seda - o fio que transforma" participa pelo segundo consecutivo da ExpoLondrina, que segue até dia 15, no estande da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), no Parque Ney Braga. Estão previstas palestras, oficinas interativas, apresentações de painéis e visitas técnicas.

A iniciativa é da UEL, juntamente e instituições parceiras como Sociedade Rural do Paraná, Emater, Bratac e Apeiex (Fundação Araucária). Segundo a coordenadora do projeto, professora Cristianne Cordeiro Nascimento, do Departamento de Design (CECA), e diretora da Gráfica da UEL, o projeto aproveita a expertise da Empresa Bratac Fiação de Seda de Londrina, localizada na região oeste de Londrina, que detém toda a etapa da cadeia, desde a produção até a exportação do fio.

Programação - As palestras serão realizadas de 10 a 13 de abril, no próprio estande, sobre temas como Criação - manejo do bicho-da-seda, Inovação e Tecnologia na sericicultura, Estratégia para pequenos negócios, Sustentabilidade e leveza da seda, entre outros. O projeto tem o objetivo de dar visibilidade à produção de seda de Londrina e região, considerando o potencial empreendedor e a capacitação de artesãos e interessados em uma nova fonte de renda. 


Estande da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater)
no Parque Ney Braga, montado em parceria com a UEL

Este ano também serão realizadas oficinas sobre temas como Tecelagem artesanal - tear de mesa, de 10 a 13 de abril, com a professora, Eduarda Veiga. Outra oficina será sobre ArteTerapia com Seda na Educação Especial, com Irenice Palmeira da Silva, nos dias 9, 12 e 13, das 14 às 16 horas.

Outro tema a ser abordado será Pintura da seda, com Ita Andrade, de 7 a 15 de abril; Estamparia Botânica, com a professora Eduarda Regina da Veiga, no dia 11, das 10 às 12 horas e Tingimento natural da Seda - SHIBORI, com a professora Eduarda Veiga, no dia 10, a partir das 10 horas. O estande ainda oferecerá atividades interativas como contação de história e pintura para crianças; apresentação cênica; mostra de fiação e tecelagem e pintura em seda.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil