Projeto da UEL que fomenta seda está na ExpoLondrina

Fonte: Agencia UEL notícias



Integrantes divulgam atividades do projeto "Seda - o fio que transforma",
cujo objetivo é aumentar a visibilidade da cadeia produtiva da seda

O projeto de pesquisa e extensão "Seda - o fio que transforma" participa pelo segundo consecutivo da ExpoLondrina, que segue até dia 15, no estande da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), no Parque Ney Braga. Estão previstas palestras, oficinas interativas, apresentações de painéis e visitas técnicas.

A iniciativa é da UEL, juntamente e instituições parceiras como Sociedade Rural do Paraná, Emater, Bratac e Apeiex (Fundação Araucária). Segundo a coordenadora do projeto, professora Cristianne Cordeiro Nascimento, do Departamento de Design (CECA), e diretora da Gráfica da UEL, o projeto aproveita a expertise da Empresa Bratac Fiação de Seda de Londrina, localizada na região oeste de Londrina, que detém toda a etapa da cadeia, desde a produção até a exportação do fio.

Programação - As palestras serão realizadas de 10 a 13 de abril, no próprio estande, sobre temas como Criação - manejo do bicho-da-seda, Inovação e Tecnologia na sericicultura, Estratégia para pequenos negócios, Sustentabilidade e leveza da seda, entre outros. O projeto tem o objetivo de dar visibilidade à produção de seda de Londrina e região, considerando o potencial empreendedor e a capacitação de artesãos e interessados em uma nova fonte de renda. 


Estande da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater)
no Parque Ney Braga, montado em parceria com a UEL

Este ano também serão realizadas oficinas sobre temas como Tecelagem artesanal - tear de mesa, de 10 a 13 de abril, com a professora, Eduarda Veiga. Outra oficina será sobre ArteTerapia com Seda na Educação Especial, com Irenice Palmeira da Silva, nos dias 9, 12 e 13, das 14 às 16 horas.

Outro tema a ser abordado será Pintura da seda, com Ita Andrade, de 7 a 15 de abril; Estamparia Botânica, com a professora Eduarda Regina da Veiga, no dia 11, das 10 às 12 horas e Tingimento natural da Seda - SHIBORI, com a professora Eduarda Veiga, no dia 10, a partir das 10 horas. O estande ainda oferecerá atividades interativas como contação de história e pintura para crianças; apresentação cênica; mostra de fiação e tecelagem e pintura em seda.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira edição da Feirinha da Cidadania 2024

Projeto arrecada itens de higiene para mulheres encarceradas em Santo Antônio da Platina

Cursos gratuitos de Espanhol e Francês