Abertas inscrições para o Encontro Nacional de História dos EUA


Agência UEL 

Estão abertas as inscrições para o 5º Encontro Nacional de História dos Estados Unidos, promovido pelos Programas de Pós-graduação em História da UEL e da UEM, juntamente com a Rede de Estudos dos Estados Unidos. O evento será realizado de 22 a 24 de agosto, no Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH). A inscrição deve ser realizada no site do evento, com taxa a partir de R$10,00, conforme a categoria participante.

Realizado pela primeira vez no Paraná, a expectativa do coordenador geral do evento, Francisco César Alves Ferraz, professor do Departamento de História da UEL, é reunir entre 100 a 120 ouvintes e participantes. O encontro é direcionado a pesquisadores vinculados a estudos universitários em graduação e pós-graduação da área, agentes culturais e demais interessados. O objetivo é estimular o intercâmbio e expansão de pesquisas sobre sociedade e cultura dos Estados Unidos e a influência no Brasil.

A importância de se estudar a história dos Estados Unidos, de acordo com Francisco, se deve ao fato de que o país é um grande império econômico e cultural que influencia o Brasil em todos os sentidos, seja econômico, técnico, cultural, entre outros. Segundo ele, desde o século passado são feitas comparações entre Brasil e Estados Unidos devido às diversas semelhanças que possuem e também sobre os motivos que levaram os Estados Unidos a prosperar mais que o Brasil. "Pelo espelho do outro a gente se olha", afirma o docente.

O coordenador diz também que o encontro aborda a história dos Estados Unidos de forma geral, não apenas voltada ao Brasil, discutindo sobre o país desde quando era colônia até o governo de Donald Trump. A programação conta com conferências, mesas redondas, sessões de comunicações, sessão de cinema com debate e sessão de lançamento e divulgação de livros. Além disso, pela primeira vez terá a participação especial de pesquisadores de outros países da América Latina. A programação completa e demais informações estão disponíveis no endereço https://veneua.wixsite.com/estadosunidos/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil