Projeto exibe documentário Nossos Mortos Têm Voz

Agência UEL
 

O projeto de extensão "Juventude e violência: da violação à garantia de direitos", do Departamento de Serviço Social, do Centro de Estudos Sociais Aplicados(CESA), promove no próximo dia 30 deste mês a exibição do documentário "Nossos Mortos Têm Voz" (direção e roteiro de Fernando Sousa). O documentário será exibido a partir das 19 horas, no Anfiteatro do CESA. A iniciativa também conta com realização de uma oficina e debate. 

O documentário "Nossos Mortos Têm Voz" foi realizado a partir da parceria entre a Quiprocó Filmes, o Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu, o Fórum Grita Baixada e a Misereor. Ele tem como foco principal o depoimento de mães e familiares de vítimas da violência de Estado na Baixada Fluminense, trabalhando com as histórias atravessadas por essas perdas.

A ideia é resgatar a memória das vidas interrompidas, trazendo uma visão crítica sobre a atuação do Estado por meio das polícias na Baixada Fluminense, sobretudo no que diz respeito à violência contra jovens negros.

A exibição é uma realização do Projeto Juventude e Violência, em parceria com o Colegiado do curso de Serviço Social, com apoio da Proex/Proext.

Após a exibição será realizado debate com o diretor do documentário, Fernando Sousa.Conforme informações da equipe do projeto, o documentário será exibido durante a oficina: "Violação de Direitos Humanos: o extermínio da população jovem". A oficina terá duração de quatro horas.

Projeto - O projeto "Juventude e violência: da violação à garantia de direitos" visa identificar as necessidades do jovem que praticou o ato infracional, a fim de providenciar uma intervenção qualificada no sentido de promover inserção social e subsidiar políticas públicas eficientes para a juventude.

O projeto é coordenado pela professora Vera Lucia Tieko Suguihiro, do Departamento de Serviço Social, do CESA, e iniciou suas atividades em 2015. Ele realiza o acompanhamento de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que cometeram atos infracionais. As intervenções do projeto são realizadas através de práticas pedagógicas que promovam a socialização dos adolescentes em questão. 


OFICINA VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS: O EXTERMÍNIO DA POPULAÇÃO JOVEM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil