UEL promove expedição na região da Guerra do Contestado



O projeto integrado de pesquisa e extensão, “Vivenciar e Agir Sobre Terras (in)contestáveis - Observatório(s) do(s) Centenário(s) da Guerra do Contestado: Coletar, Divulgar e Debater as Questões Seculares Regionais do Contestado no Paraná e em Santa Catarina”, do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Universidade Estadual de Londrina, é o projeto que vai mais distante para seu trabalho de campo. 700 quilômetros de Londrina até a região do Contestado é a viagem que o coordenador, Prof. Dr. Nilson Cesar Fraga propõe todo ano com seus alunos de graduação e pós-graduação em Geografia, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG). Especialmente, a viagem deste ano ocorreu com alunos da Pós-graduação em Serviço Social e Política Social, na disciplina: a lógica territorial na gestão das políticas sociais.


A viagem contou com um grupo de 27 alunos de orientação de Iniciação Extensionista, Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado da UEL, dos cursos de Serviço Social, Geografia, Administração, Direito e Saúde Coletiva e três docentes da universidade: Maira Sayuri Botoletto, do CCS, Sandra Maria Almeida Cordeiro, do CESA e o professor Nilson Cesar Fraga, do CCE. O diferencial deste ano foi a participação da equipe da TV UEL: Célio dos Santos, Soraia de Barros e Marco Antônio Barros Júnior fizeram imagens para a produção de um documentário sobre a região e os reflexos da Guerra do Contestado sobre as comunidades visitadas.


O grupo saiu de Londrina no dia 26 de junho e retornou no dia primeiro de julho. O roteiro da viagem foi: Londrina – União da Vitória – Caçador – Lebon Régis – Timbó Grande – Londrina. O percurso total foi de 1.400 km rodados (ida e volta). As prefeituras das cidades de Lebon Régis, Matos Costa e Timbó Grande apoiaram os visitantes da UEL, fornecendo, principalmente, transporte para visitação dos sítios históricos no interior dos municípios. Os discentes e docentes da Universidade foram recepcionados calorosamente pelos prefeitos municipais, além de secretários e secretárias de Assistência Social, Transporte, Saúde, Turismo, Cultura e Juventude.


O roteiro e a programação da viagem incluíram: em União da Vitória e Porto União os marcos territoriais da Questão de Limites entre o Paraná e Santa Catarina, a Praça do Centenário da guerra e o Parque Municipal do Monge. Em Matos Costa, houve visita ao Museu Josette Dambrowski, ao Pocinho de São João Maria, ao Cemitério do Quilombo do Rocio e ao Sítio Urbano. Em Calmon houve a visita a Estação Ferroviária e em Caçador a visita ao Museu do Contestado. Já no município de Lebon Régis – Trombudo do Contestado – as visitas incluíram uma reunião com pessoal da Assistência Social Municipal e visita a Comunidade do Núcleo Rio Doce, juntamente com visita ao Crematório de Cadáveres de Perdizinhas, seguido por almoço na propriedade/residência de Roni e Elizete Moraes.  Depois visitaram a Serra da Boa Esperança – Vila, o Monumento Histórico, a Gruta de São João Maria e o Cemitério histórico da comunidade e Pouso do Monge João Maria, além de terem participado de uma sapecada de pinhão.


O último dia foi a visita a Timbó Grande, onde o grupo da UEL foi recepcionado na Praça do Contestado e participou de uma roda de chimarrão e apresentação de teatro infantil realizado pelo Centro Municipal de Educação Básica Nossa Senhora Aparecida. A Associação Cabocla Filhos do Contestado, juntamente com a Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação receberam a caravana de Londrina com um café tipicamente caboclo, com feijão tropeiro, pinhão, além de outras comidas regionais.


O encerramento das atividades se deu com o deslocamento até o sítio histórico no Vale de Santa Maria, para visitações naquele que ficou conhecido como Vale da Morte, por ter sido o último reduto de resistência cabocla na Guerra do Contestado, destruído pelo Exército brasileiro, onde há o famoso rio lava Tripa e uma vala com quatro mil corpos.














Para saber mais, leia sobre em:
  •  “Vale da Morte: o Contestado visto e sentido ‘entre a cruz de Santa Catarina e a espada do Paraná” – Nilson Cesar Fraga (2015)
  •  “Contestado: cidades, reflexões e coisificações geográficas” – Nilson Cesar Fraga (2016)
  • “Contestado – redes no geográfico” – Nilson Cesar Fraga (2017)
  • Serra da Boa Esperança, geografias de um território revisto e (re)sentido do Contestado
  • "Serra da Boa Esperança, geografias de um território revisto e (re)sentido do Contestado"
  • Timbó Grande, o último reduto – Município planaltino do Contestado Catarinense, cidade das meninas de lábios de mel
  • Documentário: “Terra Cabocla” – Marcia Paraiso e Ralf Tambke (2015


Texto da estagiária Camila Alves sob supervisão de Divisão de Integração Comunitária e orientação do Diretor de Programas, Projetos e Iniciação Extensionista Nilson Cesar Fraga.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil