Projeto reforça alcance dos cuidados com saúde bucal

Agência UEL 
Profissionais de saúde bucal dos municípios de Cambé, Ibiporã e Rolândia participaram de capacitação

O Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), promoveu ontem, quarta-feira (15), atividade prática com profissionais das redes de serviços de saúde das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios de abrangência da 17ª Regional de Saúde de Londrina.

A atividade faz parte do Projeto de Extensão "Integração Ensino-serviço de saúde para a realização de Levantamentos Epidemiológicos de Saúde Bucal", coordenado pela professora Maria Luiza Hiromi Iwakura Kasai, com a participação de professores do Departamento e estudantes da graduação. O objetivo, segundo a coordenadora, é apoiar os profissionais da rede de serviços envolvidos e, com isso, também contribuir para o alcance de avanços no cuidado de saúde da população. Desde julho, o projeto faz capacitação teórico-prática para profissionais de saúde bucal dos municípios de Cambé, Ibiporã e Rolândia.

As ações começaram com realização de três encontros e oficinas, visando qualificação teórica e metodológica das equipes de saúde bucal em relação a levantamentos epidemiológicos e padronização diagnóstica das condições e agravos a serem examinadas, como cárie dentária, condição periodontal, fluorose dentária, uso e necessidade de prótese.

A atividade prática, realizada este mês, contou com oficinas de calibração inter examinadores, em que se buscou padronização diagnóstica das equipes de trabalho, a partir da observância dos critérios dos índices que serão utilizados.

No próximo mês, segundo a professora, serão realizados levantamentos epidemiológicos de saúde bucal pelas equipes designadas pelas Secretarias Municipais de Saúde dos municípios. Após a realização dos exames, ainda serão disponibilizados apoio para os municípios durante o processo de tabulação, análise dos dados e a elaboração de relatório final do levantamento epidemiológico, que será enviado à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde.


Projeto tem participação de professores e estudantes da UEL, do curso de Odontologia

Levantamento - A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a realização periódica de levantamentos epidemiológicos de saúde bucal, pois constituem fontes de dados importantes para o conhecimento das condições de saúde da população. Eles são relevantes para o planejamento, execução e avaliação das ações voltadas para o cuidado da população.

No Brasil, foram realizados quatro grandes levantamentos nacionais, em 1986, 1996, 2003 e 2010, e foram de grande relevância para a construção de uma consistente base de dados relativa ao perfil epidemiológico de saúde bucal da população brasileira.

Ainda de acordo com Maria Luiza Hiromi Iwakura Kasai, os estudos epidemiológicos são importantes componentes em qualquer política de vigilância em saúde na perspectiva da construção de uma série histórica de dados de saúde, com o objetivo de verificar tendências, planejar e avaliar serviços e para subsidiar o planejamento local a partir do diagnóstico da situação de saúde da população. No caso particular da saúde bucal, o diagnóstico coletivo dos principais agravos deve ser estabelecido, com propriedade, mediante a realização de inquéritos populacionais. "Espera-se que com este trabalho conjunto envolvendo ensino-serviço de saúde se consiga um retrato fiel das condições de saúde bucal e que esse retrato ampliado da realidade possa subsidiar a proposição de ações para o alcance de melhorias no cuidado da população", completou a coordenadora do projeto. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil