1º Calçadão da Extensão e da Cultura UEL

Agência UEL

O 1º Calçadão da Extensão e da Cultura será na próxima terça-feira (30), das 9 às 19h30. A série de atrações e atividades faz parte do encerramento das comemorações dos 47 anos da UEL. O objetivo é aproximar a comunidade interna das atividades de extensão por meio de atrações culturais e integração dentro do Campus Universitário.

Nas proximidades da Biblioteca Central (BC), das 9 às 14 horas, a comunidade universitária terá à disposição a "Feirinha da Cidadania". Serão comercializados frutas, verduras e legumes orgânicos, doces, compotas, ervas e artesanato. Integram a Feirinha produtores que participam de projetos de extensão e do Programa Municipal de Economia Solidária de Londrina.

Outro destaque é a Mostra de Extensão (9 às 18 horas), que traz estandes de projetos de extensão. Entre eles estão o Museu Itinerante de Microscopia, Oftalmologia Veterinária, Vida: Medicina Transfusional em Animais de Companhia, Cultivando Saúde: Prevenção Contra o Câncer de Mama e Diagnóstico Laboratorial de Paracoccidioidomicose.

"O evento é para que a comunidade universitária também conheça os projetos que são desenvolvidos aqui, porque são muitos, e muitas vezes nós não conhecemos nem os que são do nosso Centro", afirma a professora Zilda Aparecida Freitas de Andrade, do Departamento de Comunicação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), também responsável pela diretora de Eventos, Cultura e Relações da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX).

Segundo ela, o Calçadão da Extensão e da Cultura, além de divulgar as ações e atividades dos projetos ligados à extensão universitária, a iniciativa reforça a cultura dentro da Universidade.

Exposições - Outras atrações são exposições abertas à visitação em espaços ao longo do Calçadão. É o caso da exposição sobre Van Gogh, na Réplica da Primeira Catedral de Londrina. Também estarão abertos para visitação a recém-inaugurada sede do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) e a Casa do Pioneiro.

Outra opção cultural, no hall da Biblioteca Central, é a exposição "Artistas da UEL". Ela reúne obras dos artistas Antônio Cervantes, Neusi Berbel, Marcos Bhall, Odil Miranda Ribeiro e Zita Kiel, além do acervo da Literatura de Cordel, mantido pela equipe da BC. Com mais de 5 mil títulos, o acervo é o segundo maior do mundo. O primeiro está no Japão, com cerca de 8 mil e o terceiro pertence à França e contabiliza 3 mil exemplares.

Além disso, terão apresentações culturais com início às 11h30, que seguirão ao longo do dia, essas atrações são da comunidade da UEL, dos cursos de Artes Cênicas, Música e Educação Física. Entre as apresentações estão o Coro do Hospital Universitário (HU/UEL) e o Sarau de Poesias, produzido pela rádio revista Tecer Idades, programa veiculado na UEL FM (107,9), protagonizado por idosos.

Mais informações pelo telefone (43) 3371-4432. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil