Calçadão da Extensão e da Cultura movimenta o Campus com projetos e atrações culturais

Agência UEL 
Ação integra comunidade universitária

O 1º Calçadão da Extensão e da Cultura realizado nesta terça-feira (30), das 9 às 19h30, traz uma série de atrações e atividades integrantes do encerramento das comemorações dos 47 anos da UEL, completados no último dia 7 de outubro. O objetivo é aproximar a comunidade interna das atividades de extensão por meio de atrações culturais e integração dentro do Campus Universitário.

"É fundamental aproveitar o espaço privilegiado da UEL e assim mostrar os projetos e ações que a Universidade proporciona para a sociedade e a comunidade universitária. São divulgados os projetos que temos ligados à cultura e extensão, mostrando o que é feito", afirma a responsável pelo Calçadão da Extensão e da Cultura, professora Zilda Aparecida Freitas de Andrade, do Departamento de Comunicação, diretora de Eventos, Cultura e Relações da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX).

Segundo ela, o Calçadão da Extensão e da Cultura também é uma iniciativa para promover a cultura dentro da Universidade. Entre as atrações está o ?Museu Itinerante de Microscopia: o processamento de células e tecidos?, que vai até a escola instruindo e auxiliando na decisão da escolha profissional universitária de jovens de Londrina e região.

Feirinha da Cidadania fez parte das atrações

De acordo com a aluna do curso de Filosofia, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), integrante do projeto multidisciplinar, Roberta Cremoniz, o objetivo é auxiliar estudantes de 10 escolas do ensino médio de Londrina na decisão universitária, com a exposição do material que integra o museu itinerante e a apresentação da evolução do estudo e preparo de células e tecidos.

"A parte mais interessante desse projeto, que inclusive chama a atenção dos jovens, é que além de levar a explicação sobre o que é a histologia, área comum há mais de 13 cursos de graduação da UEL, entre eles Agronomia, Biologia, Odontologia. Nós levamos parte da vivência dessa área até as escolas, com o uso de equipamentos é possível promover a interação entre alunos e as ferramentas usadas na Universidade", afirma a professora coordenadora do projeto Daniela de Oliveira Pinheiro, do Departamento de Histologia do Centro de Ciências Biológicas (CCB).

Já o projeto "Detecção, Genotipagem do Vírus HPV e Prevenção Contra o Câncer de Colo de Útero" também esteve presente na mostra. Conforme explica o estudante do doutorado em Patologia Experimental, Kleber Paiva Trugilo, o projeto visa detectar e avaliar a presença do vírus HPV em mulheres atendidas pela rede básica de saúde pública, dentro de programas de prevenção ao câncer de colo de útero. A proposta também é identificar os tipos virais que prevalecem na região.

"Uma oportunidade de levar maior conscientização as mulheres, porque este é o terceiro câncer que mais mata no Brasil. Mas, apesar dessa gravidade e de existir um sistema de prevenção no SUS, ainda não há muita informação sobre os riscos e a importância dos exames preventivos no combate ao câncer do colo de útero", ressalta Trugilo. O projeto integra as atividades do Laboratório de Genética Molecular e Imunologia, sob a coordenação da professora Karen Brajão de Oliveira, do Departamento de Ciências Patológicas do Centro de Ciências Biológicas (CCB).

Demais projetos também foram expostos - Oftalmologia Veterinária, Vida: Medicina Transfusional em Animais de Companhia, Cultivando Saúde: Prevenção Contra o Câncer de Mama e Diagnóstico Laboratorial de Paracoccidioidomicose.

A comunidade universitária teve à disposição a "Feirinha da Cidadania". No qual, produtores integrantes dos projetos de extensão e do Programa Municipal de Economia Solidária de Londrina, comercializaram produtos como: frutas, verduras e legumes orgânicos, doces, compotas, ervas e artesanato.

Atrações - Apresentações culturais da comunidade da UEL acontecem ao longo do dia, essas atrações são dos cursos de Artes Cênicas, Música e Educação Física. É o caso do aluno Gustavo Garcia, do 4º ano do curso Artes Cênicas, que apresentou "Cena Incarnado".

O Coletivo de Livre Improvisação Contemporânea, coordenado pelo professor Fabio Furlanete, do Departamento de Música e Teatro (MUT), faz parte da programação, além do Coro do HU, com regência de Edvaldo Alves de Souza e o Sarau de Poesias, com Lia Salvany que integra o Projeto Tecer Idades, programa veiculado na UEL FM (107,9), protagonizado por idosos.

Outras atrações são exposições abertas à visitação em espaços ao longo do Calçadão. No caso a exposição sobre Van Gogh, na Réplica da Primeira Catedral de Londrina. Também estarão abertos para visitação a recém-inaugurada sede do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) e a Casa do Pioneiro.

Na entrada da Biblioteca Central, outra opção cultural é a exposição "Artistas da UEL". Ela reúne obras dos artistas Antônio Cervantes, Neusi Berbel, Marcos Bhall, Odil Miranda Ribeiro e Zita Kiel, além do acervo da Literatura de Cordel, mantido pela equipe da BC. Com mais de 5 mil títulos, o acervo é o segundo maior do mundo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil