Oficina discute os temas jornalismo e literatura a partir de livro do escritor Gabriel García Márquez

Agência UEL 

Jornalismo e literatura são temas de oficina com participação do jornalista José Maschio. Ele fará comentários sobre o livro "A aventura de Miguel Littín clandestino no Chile", de Gabriel García Márquez. A oficina será dia 7 de novembro, às 19 horas, na Sala de Eventos do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). Também será exibido trecho do filme Ata Geral do Chile.

Aberta ao público, a iniciativa é uma promoção da Oficina Gabo de Leitura Criativa, coordenada pela professora Maria Cecília Guirado, do Departamento de Comunicação, do CECA. O grupo é formado por estudantes do curso de Jornalismo da UEL.

O jornalista e escritor José Maschio é autor do livro-reportagem Crônica de uma grande farsa - em parceria com Luiz Taques - e do romance Tempos de cigarro sem filtro. Foi repórter da Folha de São Paulo de 1987 até 2010, lecionou no curso de Jornalismo da UEL até 2017. Também atuou como repórter de TV, em jornais alternativos e imprensa sindical.

Livro - Gabriel García Marquéz (1927-2014), jornalista e escritor colombiano, é considerado um dos autores mais importantes do século XX. Premiado com o Nobel de Literatura pelo romance Cem Anos de Solidão, em 1982. O livro-reportagem A aventura de Miguel Littín clandestino no Chile é um retrato da experiência de um diretor de cinema ao gravar ilegalmente mais de sete mil metros de película sobre a realidade da ditadura chilena. O cineasta era um dos mais de cinco mil exilados proibidos de retornar à terra natal. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil