Peça sobre clássico da literatura marca aniversário de 20 anos do curso de Artes Cênicas

Agência UEL 

Em comemoração aos 20 anos do curso de Artes Cênicas da UEL, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), será apresentada nos dias 7 e 9 de novembro, às 20h30, no Cine Teatro Universitário Ouro Verde, a peça "Esquizo Frankestein, o inominável" do clássico romance de Mary Shelley, Frankenstein, que comemora 200 anos de criação. A classificação é 16 anos e a entrada é um quilo de alimento não perecível, que será distribuído a entidades assistenciais da cidade. 

Com direção do professor Mauro Rodrigues, do Departamento de Música e Teatro (MUT), do CECA, a peça busca revisitar as sombras lançadas ao mundo, devolvendo à vida os pedaços de corpo, memórias, sensibilidade e inteligência, humanizados em horrenda criatura de aparência sem igual e portadora do que há de pior na alma humana: o mais monstruoso abandono (de si) e a solidão.

A peça conta com produção e realização do MUT, CECA, e conta com apoio da Casa de Cultura da UEL. Os atores são estudantes do 4º ano do curso, Giovanni Alberti, Jean Ferreira, Gustavo Bertin, Hanny Reis, Nico Scomparim, Rafaela Vasconcelos, Renata Ichisato e Ronald Rosa.

Outras duas montagens também estão previstas. Na próxima semana, de 13 a 15 de novembro, será apresentada a peça "Meu nome é legião", na Divisão de Artes Cênicas (DAC), da Casa de Cultura da UEL, localizada na Avenida Celso Garcia Cid, 205. A direção é da professora Sandra Parra, também do MUT.

Em dezembro, de 13 a 16, será apresentada a montagem "Apenas as velhas respirações", na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (DAC). A montagem é baseada em peças de Samuel Beckett e tem direção da professora Laura Franchi, do Departamento de Música e Teatro.

20 anos - Para a coordenadora de colegiado do curso, Ceres Vittori Silva, a criação do curso em 1998 ocorreu devido a necessidade de continuar com a atuação das artes cênicas em Londrina. Ela lembra que nos anos 80, grupos de teatro, entre eles Grupo Delta e Proteu, levaram o nome da cidade para o Brasil e alavancaram a história. Depois disso, a abertura do curso contribuiu ainda mais para disseminar a linguagem teatral em Londrina.

Nesses anos de atividades, o curso formou cerca de 400 atores em bacharelado. Ela afirma que hoje há profissionais trabalhando no país todo, tanto dando aula em outras universidades ou escolas, quanto atuando, formando grupos ou em trabalhos solos.

Para Ceres, o diferencial do curso de Artes Cênicas da UEL é a criação a partir da perspectiva do próprio estudante. "Não é texto-cênica, é visão do ator sobre si, desvinculando o teatro do texto. O foco está no próprio ator", afirma. Além disso,segundo ela, o curso prepara o aluno para que ele se sinta autônomo e dê sequência ao trabalho desde o primeiro ano do curso. 

A professora faz uma avaliação positiva do curso. "Ele prepara efetivamente para pesquisa depois do curso e também para a profissão. Não é só mão de obra especializada, mas pessoas pensantes. Ator, atriz, artista, performance, ele é também um pensador e criador do próprio trabalho", disse. 

Entre as atividades, realizam a Semana de Teatro e Circo, que este ano chegou está na 14ª edição. Ceres explica que é uma mostra de todos os trabalhos e produções que os alunos desenvolvem naquele ano. Além disso, convidam egressos para apresentar ou oferecer oficinas no evento. "É um intercâmbio entre os que estão estudando e os que estão na lida".

Ceres conta ainda que no último ano os estudantes fazem Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e montagem de espetáculo, como esta que será apresentada na próxima quarta-feira (7). Ela ainda afirma que os estudantes dão continuidade ao trabalho desenvolvido na Universidade, com espetáculo ou projeto de pesquisa. "Eles seguem carreira para além do projeto que estão inseridos, da parte pedagógica ou da disciplina", diz. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil