Semana abre programação pautada na diversidade e respeito às minorias

Agência UEL 

O Centro Acadêmico Sete de Março (CASM) e estudantes do curso de Direito, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), promovem a partir desta segunda-feira (26) a 4ª Semana Cultural. A ação será realizada até sexta-feira, dia 30, e conta com a parceria de coletivos ligados ao curso. O objetivo é debater os temas democracia, feminismo, diversidade e respeito às minorias.

A programação da Semana Cultural, um evento anual, envolve debates, palestras, rodas de conversa e oficinas. Neste ano, a semana destina um dia para que cada Coletivo (Negro, Feminista e LGBTQ+) trabalhe com as respectivas demandas.

O Coletivo Lilli Elbe, que representa as bandeiras LGBTQ+ no curso de Direito, abre a Semana nesta segunda-feira com apresentação musical na rampa do CESA a partir das 21 horas, sob o slogan de "A nossa luta é pelo direito de amar. Direito de amar quem quisermos e amarmos a nós mesmos." Além disso, durante o dia terá exibição na Sala do CASM de coletânea de filmes e curta metragens com a temática LGBT+.

Mietta Santiago, coletivo feminista, apresenta nesta terça-feira, dia 27, três eventos a partir das 14 horas, na Sala 431 do CESA. As palestras e rodas de conversas com pesquisadoras e psicólogas serão direcionadas para as mulheres, sobre saúde mental, democracia e educação sexual. 

O coletivo negro Esperança Garcia promove atividades, com o tema "Negritude: expectativas, interculturalidade e permanência", na quarta feira, dia 28, na Sala 431 do CESA. Serão duas mesas-redondas, que irão abordar a saúde mental e intolerância religiosa, além de oficinas de teatro e hip-hop.

Os temas "Fascismo, Autoritarismo e Opressões" serão abordados durante atividades organizadas pelo coletivo Lutas Assessoria Jurídica Universitária Popular (LAJUP), na quinta-feira (29), na Sala 436 do CESA. Com oficinas de lambe-lambe sobre formas de resistência à repressão e a roda de conversa sobre autoritarismo e opressões.

Na sexta feira (30), finalizando a semana cultural, o Centro Acadêmico Sete de Março apresenta dois eventos durante o dia. O primeiro será roda de conversa, a partir das 17 horas (local a confirmar), sobre "A Criminalização dos Movimentos Artísticos", com o professor Kennedy Piau, do Departamento de Artes Visuais, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA).

O encerramento será com a palestra do professor e político, Eduardo Suplicy. O convidado vai falar sobre "Renda Básica de Cidadania", às 19 horas, no Anfiteatro do PDE na UEL. A entrada para assistir a palestra é a doação de um produto de higiene pessoal, que será doado ao 3º Distrito Policial de Londrina, localizado no Jardim Bandeirantes.

Confira a programação completa CASM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil