Alunos do curso de Fisioterapia integram Campanha Maio Amarelo

Agência UEL




Estudantes e professores do curso de Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), participam a partir da próxima quinta-feira (2) das atividades do "Maio Amarelo". A campanha, cujo tema é "No trânsito, o sentido é a vida", realizada em nível nacional, visa chamar atenção para o elevado número de mortos e feridos em acidentes no trânsito no país.

A edição 2019 da campanha será realizada durante todo o mês de maio em diversos pontos de Londrina. Para marcar a abertura, dia 2, às 8h30, será realizada Caminha pelo Calçadão de Londrina. Cerca de 100 estudantes e professores do curso de Fisioterapia farão a distribuição de panfletos, visando alertar a população de Londrina sobre os acidentes de trânsito.

A professora Celita Salmaso Trelha, do Departamento de Fisioterapia, conta inclusive que cadeiras de rodas, muletas e bengalas também serão levadas para mostrar as consequências dos acidentes de trânsito. Em outra ação de destaque, marcada para os dias 8 e 9 de maio, às 19 horas, alunos e professores farão ação de conscientização, intitulada "Balada boa tem direção segura". Eles irão percorrer bares e restaurantes de Londrina, com o objetivo de conscientizar os frequentadores sobre a Lei Seca. A iniciativa envolve a entrega de panfletos e bafômetros descartáveis, os quais poderão ser utilizados pelos motoristas para medir a concentração alcoólica.

A programação completa das atividades em Londrina está disponível no endereço Maio Amarelo. Toda promoção envolve a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), da Prefeitura de Londrina, em parceria com a 12ª Circunscrição de Trânsito (Ciretran) de Londrina, Polícias Rodoviária Estadual e Federal e Guarda Municipal.

Números - Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) apontam que, em todo país, aproximadamente 60% dos leitos de pronto-atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito, o que gera um custo médio anual de mais de R$ 50 bilhões, ao mesmo tempo em que é o principal motivo de afastamento no trabalho. Só em 2018, 83 pessoas morreram em 3,4 mil ocorrências nas ruas de Londrina. Já em 2019, entre janeiro e fevereiro, foram registrados o total de 11 óbitos.

Segundo a professora Celita Salmaso Trelha, no próprio Hospital Universitário (HU/UEL), os alunos do curso de Fisioterapia, atendem muitas vítimas de acidentes de trânsito. O atendimento é realizado com supervisão de professores do curso, em enfermarias e ambulatórios. A professora conta que a maioria é jovem, em idade produtiva, do sexo masculino. Eles são atendidos quando internados e muitos deles precisam continuar o tratamento, por um ou dois anos, e até mesmo pelo resto da vida, quando são casos graves de paraplegia, condição que é resultado de lesão medular.

Campanha - O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

A ideia é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema. É necessário o engajamento em ações educativas e informativas, no sentido de propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil