UEL divulga projeto Seda no Encontro Estadual de Sericicultura

Agência UEL


A diretora de Planejamento e Integração Acadêmica, da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), Cristianne Cordeiro Nascimento, participa nesta quinta-feira (25) do 36º Encontro Estadual de Sericicultura (EES). O evento será realizado das 6h30 às 17 horas, na cidade de Iretama, distante 230 km de Londrina. A expectativa é reunir cerca dois mil produtores de bicho da seda no encontro anual.

Cristianne Cordeiro representará o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Aldo Bonna, e o projeto de pesquisa e extensão "Seda - o fio que transforma", do qual é coordenadora. O projeto terá um estande no Parque de Exposições de Iretama, onde serão expostos casulos verdes do bicho-da-seda e produtos confeccionados por sericicultores de Londrina.

O objetivo do projeto é dar visibilidade à produção de seda londrinense, considerando o potencial empreendedor e a capacitação de artesãos, além de interessados em uma nova fonte de renda. Outro foco importante é a valorização de toda a cadeia produtiva responsável pela matéria-prima da seda. "Nós procuramos melhorar a vida desse produtor rural", diz a diretora.

O projeto envolve ainda pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), Centro de Ciências Exatas (CCE) e Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Programação - O 36º Encontro Estadual de Sericicultura prevê palestras, apresentações de projetos de inovação na sericultura, além de apresentações técnicas para promover o intercâmbio de experiências e incentivar produtores para a melhoria da atividade. Outro destaque será a premiação aos sericicultores.

O EES é uma iniciativa da Associação Brasileira da Seda (Abraseda), com apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil