UEL divulga projeto Seda no Encontro Estadual de Sericicultura

Agência UEL


A diretora de Planejamento e Integração Acadêmica, da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), Cristianne Cordeiro Nascimento, participa nesta quinta-feira (25) do 36º Encontro Estadual de Sericicultura (EES). O evento será realizado das 6h30 às 17 horas, na cidade de Iretama, distante 230 km de Londrina. A expectativa é reunir cerca dois mil produtores de bicho da seda no encontro anual.

Cristianne Cordeiro representará o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Aldo Bonna, e o projeto de pesquisa e extensão "Seda - o fio que transforma", do qual é coordenadora. O projeto terá um estande no Parque de Exposições de Iretama, onde serão expostos casulos verdes do bicho-da-seda e produtos confeccionados por sericicultores de Londrina.

O objetivo do projeto é dar visibilidade à produção de seda londrinense, considerando o potencial empreendedor e a capacitação de artesãos, além de interessados em uma nova fonte de renda. Outro foco importante é a valorização de toda a cadeia produtiva responsável pela matéria-prima da seda. "Nós procuramos melhorar a vida desse produtor rural", diz a diretora.

O projeto envolve ainda pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), Centro de Ciências Exatas (CCE) e Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Programação - O 36º Encontro Estadual de Sericicultura prevê palestras, apresentações de projetos de inovação na sericultura, além de apresentações técnicas para promover o intercâmbio de experiências e incentivar produtores para a melhoria da atividade. Outro destaque será a premiação aos sericicultores.

O EES é uma iniciativa da Associação Brasileira da Seda (Abraseda), com apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira edição da Feirinha da Cidadania 2024

Projeto arrecada itens de higiene para mulheres encarceradas em Santo Antônio da Platina

Cursos gratuitos de Espanhol e Francês