Encontro de Educação Ambiental e Colóquio

Agência UEL

A UEL recebe, de 15 a 17 de outubro, o 17º Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA) e o 4º Colóquio Internacional de Educação Ambiental, no Anfiteatro Cyro Grossi, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), também com atividades em salas do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA). A edição 2019 do EPEA tem como tema os 20 anos da Política Nacional de Educação Ambiental, e conta com parceria de instituições e órgãos públicos e privados.

As inscrições podem ser realizadas até 4 de outubro no endereço da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL) EPEA. Já as submissões de trabalhos devem ser feitas até 9 de junho no endereço EPEA/Trabalhos).
O EPEA está estruturado em torno de cinco eixos temáticos a partir da Lei 9.795/99 de instituição da Política Nacional de Educação Ambiental. Os eixos são: Sociedades Sustentáveis - políticas e ações, Padrões de Produções e Consumo Sustentáveis, Educação Ambiental: Riscos, Impactos, Soluções, Educação Ambiental: Riscos, Impactos e Soluções e Planejamento e Gestão por Bacias Hidrográficas.

Os artigos científicos submetidos devem se enquadrar em algum dos eixos, que também pautarão as palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos do evento. Os interessados em ministrar oficinas e minicursos devem enviar propostas no endereço EPEAaté o dia 9 de junho.

A professora Rosana Salvi, do Departamento de Geociências, do CCE, e coordenadora do evento, salienta que o Paraná tem desafios ambientais específicos, em função do uso excessivo de agrotóxicos. Ela declara que as demandas regionais foram fundamentais na formulação dos eixos temáticos do encontro.

Outro destaque é que quilombolas e indígenas, representados no evento por líderes de movimentos, têm grande participação no EPEA devidos às preocupações com o meio ambiente, também irão pautar os debates e demonstrações culturais.

Políticas - Queila Spaladore, gerente de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Londrina (SEMA) e organizadora do evento, destaca o interesse das autoridades do município em desenvolver políticas específicas para atender as demandas de Londrina. Além da SEMA, há outros órgãos públicos envolvidos no evento como a Sanepar e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), além de instituições privadas, como a Unimed.

Entre os convidados está Michèle Sato, professora da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), especialista em Educação Ambiental pela Université du Québec à Montréal e mestre pela University of East Anglia. Michèle é consultora do Ministério do Meio Ambiente, autora do livro "Educação Ambiental - Pesquisa e Desafios", referência nacional e internacional na área de educação ambiental.

Marcos Sorrentino, ex-diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, também tem presença confirmada. Ele é professor associado da Universidade de São Paulo (USP) e tem experiências na York University, em Toronto, no Canadá.

Para o colóquio, que ocorre em paralelo ao encontro, um dos grupos de estudos que será apresentado pertence ao Instituto de Educação da Criança. O Instituto, da Universidade do Minho, em Braga, Portugal, promove ações e pesquisas de Educação Ambiental, e durante o 4º Colóquio Internacional de Educação Ambiental, eles irão apresentar resultados de estudos.

A realização do evento é uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (PML), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Núcleo Regional de Educação (NRE), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Associação Norte Paranaense de Engenheiros Ambientais (ANPEA), Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA), Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), Companhia Paranaense de Energia (COPEL), Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (UNIMED) e Cooperativa Agroindustrial Integrada. A Livraria da Editora da Universidade Estadual de Londrina (EDUEL), a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL) e o Conselho Municipal do Meio Ambiente de Londrina (CONSEMMA) também são parceiros o 17º EPEA.

Mais informações no site do Encontro EPEA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil