Inovatec 2019 debate Marco Legal de inovação e patentes verdes

Agência UEL


O coordenador-geral do Fórum de Assessores Parlamentares de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação (Fórum CTIE), Gesil Sampaio Amarante Segundo, é um dos convidados para o 2ª Inovatec 2019, que será realizado no próximo dia 27 de setembro, às 8h30, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da UEL. Inscrições no endereço 2ª Inovatec .

O professor falará sobre o tema "Marco Legal dos Estados e Política Institucional de Inovação". No mesmo dia o pesquisador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) do Paraná, Douglas Alves Santos, falará sobre o tema "Verde que te quero Verde - visão sobre as patentes verdes no Brasil".

As palestras integram o evento de inovação da UEL que tem o objetivo de implantar e fortalecer a política de inovação da Universidade, a partir de um sistema que alcance todo o Estado, engajando os diversos setores. O primeiro evento foi realizado no final de fevereiro passado abordando temas relacionados à definição e à implantação no Brasil.

Segundo a coordenadora do Inovatec, professora Cristianne Cordeiro Nascimento, diretora de Planejamento e Integração Acadêmica, da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), o objetivo é fomentar um ambiente de empreendedorismo na Universidade, envolvendo pesquisadores de várias áreas. Em nome disso ela está percorrendo todos os Centros de Ensino para ouvir e apresentar propostas de inovação.

"O primeiro evento foi uma sensibilização de toda a comunidade universitária. Queremos fomentar as ações de inovação e esclarecer que as iniciativas podem ser produtos, serviços ou mesmo consultorias", explica a coordenadora. De acordo com ela, a partir deste primeiro encontro, pesquisadores passaram por um período de adaptação para desenvolver habilidades, visando uma comunicação mais efetiva com o setor produtivo.

Política de inovação - Neste segundo grande encontro, no próximo dia 27, a partir das 14h30, na Sala 631, do Centro Educação, Comunicação e Artes (CECA), a programação prevê uma oficina sobre Política de Gestão da Inovação na Universidade, com a participação do coordenador-geral do Fórum de Assessores Parlamentares de Ciência, Tecnologia, Inovação, Gesil Sampaio Amarante Segundo. Segundo a professora Cristianne, esta oficina deverá colaborar para a construção de uma política sólida da UEL. "Precisamos ter um trabalho alinhado, conjunto e envolvendo o maior número possível de pesquisadores", define.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira edição da Feirinha da Cidadania 2024

Projeto arrecada itens de higiene para mulheres encarceradas em Santo Antônio da Platina

Cursos gratuitos de Espanhol e Francês