Pesquisadores discutem inovação e desenvolvimento sustentável

Agência UEL

Atividades seguem até sexta-feira, dia 13, no CCB

Foi aberto nesta quarta-feira (11) o 7º Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia (SIMBBTEC), promovido pelo Departamento de Bioquímica e Biotecnologia, juntamente com o Programa de Pós-Graduação. O SIMBBTEC é um evento científico de abrangência nacional, realizado a cada dois anos. A programação segue até sexta-feira, dia 13, com conferências, minicursos e apresentação de trabalhos, no Centro de Ciências Biológicas (CCB),

Esta edição tem como foco a "Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Sustentável". A palestra de abertura, realizada no Anfiteatro Cyro Grossi, do CCB, foi ministrada pela professora Márcia Pinheiro Margis, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que abordou o tema "Enfrentando o estresse: o que podemos aprender com as plantas". No período da tarde, a professora Luciane Maria P. Passaglia, também da UFRGS, falou sobre "Bactérias promotoras do crescimento vegetal: alternativas para uma agricultura sustentável".

O Simpósio recebeu ainda a pesquisadora da Embrapa-Soja, Liliane Marcia Mertz Henning, que abordou o tema "Ferramentas de edição gênica: conceitos e aplicações". Para fechar o primeiro dia de atividades, o professor da UEL, César Ricardo Teixeira Tarley, do Departamento de Química, palestrou sobre "Métodos analíticos para determinação de pesticidas em amostras de água e alimentos".

A programação traz também conferências com pesquisadores de vários estados. Eles vão abordar temas relacionados à aplicação da biotecnologia nas áreas agrícola e saúde. A programação completa do evento está disponível no endereço SIMBBTEC/2019.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil