Professores debatem práticas de ensino de inglês para crianças

Agência UEL


Professores de oito estados brasileiros vão debater práticas de ensino de inglês para crianças, considerando as séries iniciais (ensino infantil e fundamental I). A abordagem será feita em 52 trabalhos científicos, que serão apresentados durante o 4º Encontro de Professores de Inglês para Crianças (EPIC) e o 3º Seminário de Avaliação de Língua Estrangeira para Crianças, que começam hoje (dia 26) e vão até sábado (28), no Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH).

A coordenadora do evento, professora Juliana Reichert Tonelli, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM), do CCH, afirma que são 200 participantes, incluindo ouvintes, do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Alagoas, Minas Gerais e Mato Grosso. "Este é o único evento voltado para o ensino de inglês para crianças do país", ressalta a professora. Os eventos têm na coordenação os membros do grupo de pesquisa Formação de Professores e Ensino de Línguas para Crianças (FELICE).

Conforme a professora, o evento, realizado a cada dois anos, cresceu bastante justamente por abordar o processo de ensino, aprendizagem e avaliação de língua estrangeira para crianças. Os documentos oficiais dos governos federal e estaduais estabelecem a obrigatoriedade do ensino de língua estrangeira a partir do 6º ano, a primeira série do ensino fundamental II. "No entanto, muitas escolas particulares e públicas, nos últimos 10 anos, passaram a ofertar principalmente o inglês nas séries iniciais".

A partir dessa realidade, surgiu a demanda de pensar estratégias de ensino para crianças, visto que se trata de um público específico, com necessidades específicas de aprendizado. Ao mesmo tempo, os currículos dos cursos de Letras/Inglês não acompanharam essa demanda. "Nos preocupávamos com a formação de professores de inglês a partir do 6º ano. Hoje, precisamos considerar as séries iniciais para a formação superior desses professores", afirma Juliana Tonelli.

Se, por um lado, o currículo do curso superior ainda não incorporou essa demanda, por outro, a Universidade desenvolve o tema em cursos de formação complementar, de extensão, eventos e projetos de pesquisa. "Muitos professores já formados voltam à universidade para entender a sua própria prática", destaca Juliana Tonelli.

Programação - Hoje, o credenciamento dos participantes começa às 19 horas e, na sequência às 20 horas, ocorre a palestra de abertura "Construindo consensos sobre ensino de inglês no e para o mercado", com a professora Telma Gimenez, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM).

Amanhã, sexta-feira (27), às 9h15, a professora Juliana aborda o tema "Avaliação na aprendizagem de línguas: precisamos falar sobre o assunto". Às 10h30, ocorre o painel 1 "Teses e Dissertações sobre Formação de Professores e Ensino de Línguas Estrangeiras para Crianças". As atividades retornam no período da tarde com as "Comunicações individuais e sessão de socialização de práticas docentes do EPIC", das 13h30 às 15h30.

Serão realizadas das 16 às 17h30, a primeira parte de quatro oficinas. A oficina 1 tem como tema "Ensinando e aprendendo literatura: as multimodalidades e o desenvolvimento de práticas de leitura literária", com a professora Fernanda Machado Brener. A oficina 2 aborda "A psicomotricidade e a aprendizagem?, com as professoras Silvia Cruciol e Gabrielli Magiolo.

"Avaliação para aprendizagem de línguas estrangeiras nas séries iniciais" é o tema da oficina 3, com o professor Gledson Batista. Por fim, a oficina 4 debate as "Práticas bem-sucedidas no Londrina Global", com as professoras Hélida Regina Gomes da Cruz Santana e Andréa Militão.
Às 19 horas, a professora Jozélia Jane Corrente Tanaca, da Secretaria Municipal de Educação de Londrina, que coordena o Projeto Londrina Global, aborda em palestra "A BNCC e o ensino de Inglês para Crianças: O que temos para hoje? Onde podemos chegar?".

No sábado, a programação segue, às 9 horas, com a mesa-redonda "Percursos formativos para o ensino de línguas estrangeiras para crianças na voz de egressos". As comunicações individuais e sessão de socialização de práticas docentes têm continuidade das 11h às 12h30. Na parte da tarde, das 14 às 15h30, será realizada a segunda parte das quatro oficinas iniciadas na sexta-feira. Às 15h45, ocorre a palestra de encerramento "Educação Linguística e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras para Crianças", com a professora Cláudia Jotto Kawachi Furlan, da Universidade Federal do Espírito Santo.

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