Projeto integrado da UEL estimula produção cultural em Londrina

Agência UEL


O Festival Peroba Rosa, que será realizado de 25 a 29 de setembro, chega à 4ª edição para possibilitar espaços de fomento e integração artística. Esta edição é fruto do projeto integrado - ensino, pesquisa e extensão - "Política e produção cultural: interfaces entre universidade e movimentos culturais de londrina", coordenado pelos professores da UEL, Kennedy Piau e Nenê Jeolás, ambos do Departamento de Arte Visual, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), e Patrícia Castro, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH).

Os professores da UEL assessoram, a partir do projeto integrado com ênfase na pesquisa, movimentos e entidades culturais de Londrina, sendo um deles o "Encantação" (de formação de produtores culturais), coordenado pela jornalista Claudia Silva. Durante as atividades, os participantes do projeto precisam desenvolver uma ideia, transformar em projeto e executá-la. Assim, os estudantes decidiram pela realização do Festival Peroba Rosa.

Petra Mendes, estudante do curso de Artes Visuais, produtora cultural e integrante do Coletivo Peroba Rosa, explica que o festival objetiva fomentar a arte em Londrina, dando visibilidade para as diversas linguagens artísticas. Ela lembra que o evento terá oficinas, rodas de conversa, cinema, bandas musicais, performances, teatro e instalações.

"O evento também possibilita a ocupação de espaços públicos, tornando-se uma alternativa cultural para a população local", afirma Petra Mendes. Ela lembra que o Peroba Rosa será realizado no Campus Universitário e no gramado do Zerão. "O festival não tem fins lucrativos e todas as atividades, sem exceção, são gratuitas, com livre acesso e circulação". As três primeiras edições do Festival Peroba Rosa foram realizadas de 2013 a 2015, por iniciativa de estudantes e egressos da UEL.

Mais informações sobre a programação no endereço Festival Peroba Rosa 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil