Mês da Consciência Negra marca 15 anos das cotas na UEL

Agência UEL

Mãe Beth de Oxum (Olinda-PE) (FOTO: Divulgação)
Várias atividades serão realizadas pela UEL no mês de novembro, que marca a Consciência Negra (20). Neste ano, o dia não será recesso na Universidade por causa da adaptação do calendário acadêmico, em virtude da greve realizada no mês de julho. As atividades lançam as comemorações dos 15 anos das cotas públicas e raciais na instituição e do projeto "Quizomba: o samba e outros batuques", completados em 2020.

Segundo o professor Kennedy Piau Ferreira, do Departamento de Artes Visuais, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), a implantação do sistema de cotas representa uma importante vitória do movimento negro e da universidade, que se tornou mais diversa e rica. Ele lembra que a primeira edição do projeto Quizomba foi realizada no dia 20 de novembro de 2005, finalizando a 20ª Semana Zumbi dos Palmares, a Semana da Consciência Negra.

Conforme conta Piau, na sua origem o projeto [Quizomba] era um experimento prático de formação de estudantes universitários para a atuação como produtores culturais, através de um projeto de extensão do Departamento de Artes Visuais, em parceria com a Casa de Cultura da UEL. "Ao longo do tempo o projeto tornou-se uma referência na cena cultural de Londrina. Foram dezenas de edições, vários lugares de realização e muitos formatos", afirma Piau.

A organização das atividades do Mês da Consciência Negra da UEL está a cargo da Casa de Cultura, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), do Programa de Apoio à Permanência (PROPE) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), do Coletivo Quizomba e do Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região (SINDIPROL/ADUEL). "Essa programação marca, por um lado, a preocupação com os discursos de ódio e a necessidade de combater as discriminações étnico-raciais e, por outro, a beleza e o vigor da cultura afro-brasileira", afirma Piau.

Confira a programação completa no endereço - Quizomba: o samba e outros batuques.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil