TV UEL exibe documentário Contestado: Memória e Esperança

Agência UEL


Amanhã a TV UEL vai exibir na Sala de Eventos do CECA o documentário "Contestado: Memória e Esperança". A exibição será a partir das 19h30 e é aberto a toda a comunidade. "Contestado: Memória e Esperança" é a primeira produção do gênero documentário feita pela TV UEL.
O trabalho é resultado de uma parceria entre a emissora e o Observatório da Região e da Guerra do Contestado com a colaboração do estudante do curso de Design Gráfico da UEL, Renan Mansano. O documentário "Contestado: Memória e Esperança" acompanha o trabalho do projeto de extensão e pesquisa da Universidade Estadual de Londrina "Vivenciar e Agir sobre Terras (In)Contestáveis" em uma viagem pelos caminhos do profeta João Maria e sua estreita ligação, com os costumes, a cultura e a resistência cabocla.
No documentário, os herdeiros da Guerra do Contestado, no Sul do Brasil. A guerra do Contestado ocorreu no período de 1912 a 1916, dizimando perto de 20 mil caboclos. No filme, os herdeiros da guerra rompem o silêncio imposto pela República por meio de lembranças que repousam nas sombras territoriais do continente americano até hoje.
A produção já foi exibida no Auditório da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de União da Vitória, em Timbó Grande, em Santa Catarina, e tem recebido convites para exibição em outras cidades, como Fraiburgo e Tangará, também no estado de Santa Catarina. (Com informações da TV UEL).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira edição da Feirinha da Cidadania 2024

Projeto arrecada itens de higiene para mulheres encarceradas em Santo Antônio da Platina

Cursos gratuitos de Espanhol e Francês