TV UEL exibe documentário Contestado: Memória e Esperança

Agência UEL


Amanhã a TV UEL vai exibir na Sala de Eventos do CECA o documentário "Contestado: Memória e Esperança". A exibição será a partir das 19h30 e é aberto a toda a comunidade. "Contestado: Memória e Esperança" é a primeira produção do gênero documentário feita pela TV UEL.
O trabalho é resultado de uma parceria entre a emissora e o Observatório da Região e da Guerra do Contestado com a colaboração do estudante do curso de Design Gráfico da UEL, Renan Mansano. O documentário "Contestado: Memória e Esperança" acompanha o trabalho do projeto de extensão e pesquisa da Universidade Estadual de Londrina "Vivenciar e Agir sobre Terras (In)Contestáveis" em uma viagem pelos caminhos do profeta João Maria e sua estreita ligação, com os costumes, a cultura e a resistência cabocla.
No documentário, os herdeiros da Guerra do Contestado, no Sul do Brasil. A guerra do Contestado ocorreu no período de 1912 a 1916, dizimando perto de 20 mil caboclos. No filme, os herdeiros da guerra rompem o silêncio imposto pela República por meio de lembranças que repousam nas sombras territoriais do continente americano até hoje.
A produção já foi exibida no Auditório da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de União da Vitória, em Timbó Grande, em Santa Catarina, e tem recebido convites para exibição em outras cidades, como Fraiburgo e Tangará, também no estado de Santa Catarina. (Com informações da TV UEL).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil