Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento debate as emoções e o Alzheimer

Agência UEL


Os integrantes do Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento (GESEN) realizam na próxima sexta-feira (6), a partir das 14h15, palestra com o tema "As Emoções e o Alzheimer", no salão da Casa do Movimento de Schoenstatt, na Rua Goiás, 857. O evento é uma realização do GESEN, em parceria com a Secretaria Municipal do Idoso (SMI). A palestra tem duração de uma hora, é gratuita e não requer inscrição prévia.
A psicóloga da SMI, Luciana Ferreira Alvarez, vai conduzir a palestra, com foco junto aos cuidadores ou familiares de idosos com Alzheimer. O intuito será abordar a necessidade de transmitir emoções positivas para os portadores da doença. ?Existem estudos que demonstram que as emoções, mesmo após o mal de Alzheimer, ainda permanecem. Isto significa que a pessoa que tem a doença é capaz de sentir emoções. Quero, portanto, fazer uma construção com os familiares e cuidadores destes indivíduos mostrando o quão é importante resgatar as emoções positivas. Vou exibir, por exemplo, vídeos de pessoas que possuem Alzheimer e que não se esqueceram de tocar instrumentos?, contou.
De acordo com a psicóloga, outro tópico a ser trabalhado será a fase de aceitação dos próprios familiares acerca do contato com a doença. "Quando a gente aprende a lidar aceitando a situação, a gente lida melhor com o momento presente. É necessário entender que ainda há elementos que remetem à questão afetiva. Aquele sujeito que se lembrava de fatos e nomes não existe mais, porém ainda há aquele sujeito que gosta de você. Portanto, é preciso fazer com que eles vivam com emoção. Seja assistindo filmes de comédia ou comendo suas comidas prediletas", disse.
Projeto ? O evento faz parte do projeto de extensão do GESEN, denominado "Aprimoramento da Linha de Cuidado ao Idoso". O encontro de "Cuidadores e Familiares de Idosos com Alzheimer" é uma atividade mensal deste projeto. "Estas atividades são momentos especiais preparados para os cuidadores de idosos. Além de fornecer um pouco mais de entendimento acerca da doença, oferecemos capacidade emocional ao cuidador", explicou a organizadora do projeto, professora Mara Solange Dellaroza, pró-reitora de Extensão da UEL.
(Com informações do N.COM).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil